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Uma importante pergunta que se pode fazer a qualquer profissional é: "Você faz aquilo que sua chefia pede ou você a surpreende fazendo mais do que ela espera?"

É preciso acreditar que aqueles que fazem apenas o que lhes é solicitado tendem a ficar sempre na mesma função, cargo ou unidade. Não é preciso ter receio. A partir do momento que você faz algo mais, algo além do que se espera - e isso integra uma rotina no seu modo de fazer -, chega a hora de mudar e mudar para melhor. Mas os profissionais têm medo de mostrar serviço - e nem vou me referir a quem tem preguiça ou é reativo - e com isso acabam por definir o seu lugar - sempre o mesmo. Nem incomoda e nem avança e sabe-se que nunca se fica no mesmo lugar pois isso significa regredir.

Apresentar soluções em vez de problemas é algo que pode ser desenvolvido de forma ágil e depende apenas de hábito. Algumas pessoas têm cultura de solução inata, outras desenvolvem essa habilidade. Se a tomada de decisões está em suas mãos, cultura de solução é resolver a origem do problema. Caso não esteja, é oferecer opções às chefias para tomada de decisão. Ou seja: ao invés de apresentar problemas, ofereça soluções analisadas, ponderadas, com prós e contras. E claro, mostre várias possibilidades e, de preferência, evidencie a melhor na sua opinião.

Não se deve "vender" a idéia da dificuldade de suas tarefas ou trabalho e sim sua habilidade em solucionar questões desafiadoras. Alguns resmungam, reclamam, acham tudo difícil e colocam empecilhos em cada estratégia ou decisão. Toda empresa espera que cada um resolva seus problemas ou... ofereça soluções.

É bom pensar que quanto mais se resolve problemas, mais alto se está na hierarquia. Gerentes resolvem uma parte deles, diretores muitos deles e presidentes só decidem melhores opções ou soluções sensatas e estratégicas. Se fosse fácil, não haveria necessidade de compartilhar com chefias, não?Qualquer projeto de carreira consciente passa pela decisão de absorver o hábito e ter uma atitude focada em soluções. Resolver dificuldades, desafios, imprevistos, problemas é saber administrar; é desenvolver habilidades para crescer cada vez mais. Em outras palavras, mais soluções, mais sucesso.

Maria Christina de Andrade Vieira, empresária e escritora, autora de Herança (Ed.Senac-SP), Cotidiano e Ética: crônicas da vida empresarial (ed. Senac-SP).chris@onda.com.brwww.andradevieira.com.br

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