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Os supermercados de Curitiba oferecem os preços médios mais baixos em comparação com os das maiores capitais brasileiras. A constatação é de uma pesquisa divulgada nesta te~ça-feira pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) e divulgada pela Gazeta do Povo. O estudo traz dados interessantes para quem leva a sério a pesquisa de preços: a loja mais barateira da capital paranaense é o Condor da rua Nilo Peçanha, no bairro Bom Retiro. Entre as redes, porém, as campeãs do preço baixo são Big e Carrefour. Um consumidor curitibano pode economizar de R$ 570,00 a R$ 820,00 por ano se comprar nos estabelecimentos certos.

O levantamento foi feito em abril em sete capitais do país. A Pro Teste pesquisou 70 mil preços em 500 mercados de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Nesses estados concentram-se 80% do faturamento das redes de supermercado de todo o país, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O campeão da carestia é o Rio de Janeiro. Já a loja menos careira fica em Salvador. A diferença de preços entre as capitais carioca e baiana pode chegar a 78%.

Para elaborar o estudo foram criadas duas cestas de produtos. A cesta 1 representa o consumo de quem escolhe os produtos pela marca e contém 95 itens líderes de mercado. A cesta 2 engloba o consumidor que escolhe pelo preço mais baixo, e reúne 83 produtos. Ela é constituída da mesma maneira que a cesta 1, e não inclui carne, peixe, frutas e legumes.

Para calcular o preço de cada cesta não foram somados os preços dos produtos. Foi feita uma ponderação, já que as pessoas consomem mais arroz do que azeite de oliva, por exemplo. Assim, o arroz ficou com um peso de 5,29% no preço da cesta, enquanto o azeite ficou com 0,21%. No fim das contas, as lojas mais bem classificadas são as que vendem mais barato os produtos mais consumidos.

O fato de Curitiba ser a cidade que tem a média de preços mais baixas da pesquisa deve-se ao grande número de estabelecimentos existentes. A opinião é de Valmor Roveris, superintendente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras). "Enquanto Porto Alegre tem um supermercado para cada 240 mil habitantes, Curitiba tem um para cada 120 mil, o que gera uma concorrência muito grande", explica. A opinião é compartilhada pelo diretor comercial da rede Condor, Jefferson Fidélis. "Curitiba tem o maior número de caixas por habitante", diz.

Leia a reportagem completa na Gazeta do Povo

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