• Carregando...

O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, já comunicou a diretores e gerentes da estatal que está deixando o cargo e que seu substituto será José Sérgio Gabrielli, atual diretor financeiro da Petrobras. O anúncio oficial deve ser feito nesta segunda-feira pelo porta-voz da Presidência da República, André Singer, mas a substituição já foi confirmada pela empresa. A posse deve ocorrer na sexta-feira.

Dutra ganhou a queda-de-braço com o líder do governo no Senado, Aloízio Mercadante (PT-SP), que queria a nomeação de Rodolfo Landim, atual presidente da BR Distribuidora. Comenta-se no mercado que o nome de Landim também era defendido pelo presidente da CPI dos Correios, Delcidio Amaral. Já Gabrielli teria também o aval da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, por pertencer ao PT e ter um perfil técnico. Dutra deixa o cargo para concorrer ao Senado em 2006.

Formado pela Universidade Federal da Bahia como economista, José Sergio Gabrielli, 55 anos, assumiu o cargo de diretor Financeiro e de Relações com Investidores da empresa em fevereiro de 2003 por indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na época, seu nome causou apreensão no mercado, que considerava seu perfil acadêmico demais para a função.

Com mestrado sobre incentivos fiscais e desenvolvimento regional, Gabrielli é doutor em Economia pela Boston University, onde defendeu uma tese sobre Financiamento das Estatais no período de 1975 a 1979. Em seu currículo estão os cargos de pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e coordenador do Mestrado em Economia da Universidade Federal da Bahia. Além disso, o executivo é superintendente da Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão (Fapex), tendo escrito livros sobre a reestruturação produtiva, mercado de trabalho, macroeconomia e desenvolvimento regional.

Aos poucos, no entanto, Gabrielli foi quebrando o gelo e conquistou a simpatia do mercado e de investidores. Recentemente vem sendo contemplado com uma série de homenagens. Em novembro do ano passado recebeu da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) o XX Prêmio Profissional do Ano, como destaque de finanças. Em 2005, ganhou do jornal 'The New York Post' o título de 'Melhor Executivo de Finanças da América Latina'. Neste mesmo ano, ganhou ainda o trófeu 'Equilibrista', conferido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF.

Filiado ao Partido dos Trabalhadores, Gabrielli chega à presidência da Petrobras com o apoio do então presidente da empresa, José Eduardo Dutra, que deixará o cargo para concorrer ao Senado, e da ex-ministra de Minas e Energia e atual titular da Casa Civil, Dilma Rousseff.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]