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A Perdigão teve lucro líquido de R$ 83,5 milhões no segundo trimestre de 2005, com queda de 7,9% sobre o mesmo período do ano passado. Segundo a empresa, a queda no resultado aconteceu devido à apreciação do real frente ao dólar, que inibiu o crescimento das exportações em reais. As exportações representaram 57,3% dos R$ 1,3 bilhão da receita líquida

A companhia fechou o segundo trimestre com faturamento bruto de R$ 1,5 bilhão, 7,7% a mais que em igual período de 2004. O crescimento foi atribuído ao aumento dos volumes de vendas nos mercados interno e externo que, somado à redução de custos e melhoria de produtividade, resultou em EBITDA (lucro antes de impostos e amortizações) de R$ 166,9 milhões, com margem de 12,7%.

As exportações apresentaram elevação de 20,5% em volumes no segundo trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com a companhia, a performance é conseqüência do agressivo projeto de internacionalização que a empresa desenvolve há mais de três anos, possibilitando - entre outras ações - a constante otimização dos canais de vendas em mercados tradicionais e o avanço em novos mercados.

- Considerando os resultados excepcionais alcançados no segundo trimestre do ano passado e diante de uma apreciação cambial média 20,6% superior verificada neste trimestre em relação ao mesmo período de 2004, o desempenho das vendas externas foi especialmente positivo - disse o vice-presidente da empresa, Wang Wei Chang.

No mercado interno, as vendas superaram as marcas registradas no mesmo intervalo do ano passado, apontando crescimento de 8,8% em volumes e 12% em receitas. O faturamento neste mercado chegou a R$ 731,6 milhões, com a comercialização de 134,7 mil toneladas de produtos.

Os investimentos somaram R$ 55,4 milhões, valor 186% superior ao aplicado no segundo trimestre do ano passado. Os recursos foram direcionados para ampliação de capacidade, conclusão das obras dos mega Centro de Distribuição de Videira (SC) e Marau (RS).

No período, a Perdigão adquiriu 100% do capital do Abatedouro Mary Loize Indústria de Alimentos Ltda. e da Mary Loize Indústria e Comércio de Rações Ltda., ambos instalados no município de Nova Mutum (MT). A empresa realizou uma série de melhorias técnicas na área industrial da unidade, habilitando-a para exportação. A chegada ao Mato Grosso representa, segundo a empresa, a abertura de uma nova fronteira agrícola para a companhia.

Em julho, a empresa inaugurou o Centro de Serviços Perdigão (CSP), que concentra em Itajaí (SC) importantes serviços administrativos, antes pulverizados em diversas regiões do país. No novo centro, que exigiu investimentos da ordem de R$ 20 milhões, já estão operando as áreas corporativas de Finanças, Controladoria, Relações Humanas, Tecnologia de Informação (TI), Suprimentos e Apoio a Vendas.

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