• Carregando...

O dólar à vista abriu em alta de 1,03% nesta segunda-feira, cotado a R$ 2,359 na compra e R$ 2,361 na venda. No mercado de títulos da dívida externa, os papéis brasileiros têm pequenas oscilações e o risco-país opera estável, aos 317 pontos centesimais.

Esta é considerada no mercado financeiro a última semana "útil" do ano, já que depois do Natal os investidores reduzem expressivamente sua participação. A liquidez dos negócios já deve mostrar redução nos próximos dias, segundo estimam os operadores.

Mas nem por isso o Banco Central dá trégua ao mercado de câmbio. A autoridade monetária continua a realizar seus leilões de swap reverso e suas compras de dólares no mercado à vista. Assim, o dólar opera em alta pelo nono dia seguido.

Nesta manhã, o destaque é o Boletim Focus, pesquisa do Banco Central com 100 instituições financeiras. A edição desta semana mostra que não houve alteração nas projeções de inflação. Para 2006, a projeção para a inflação permaneceu em 4,5%. A previsão para o crescimento da economia neste recuou de 2,52% para 2,48%. Para 2006, ficou estável em 3,5%.

Na quinta-feira o Banco Central divulga a ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que na semana passada reduziu a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual. A ata deverá detalhar os motivos do corte conservador e também deverá revelar qual o argumento dos dois diretores do BC que votaram por uma queda maior. A expectativa dos analistas é de que na reunião de janeiro o Copom possa reduzir a Selic em 0,75 ou mesmo 1 ponto percentual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]