• Carregando...

700 pessoas serão contratadas para trabalhar no Emater. Sem grandes concursos há mais de 20 anos, o instituto tem 33 escritórios regionais sem técnicos e 170 com apenas um funcionário. Para a Adapar, criada em 2011, serão contratados 546 profissionais.

Deve ser publicado em até duas semanas o edital para o concurso que vai preencher 1.246 vagas em duas autarquias estaduais voltadas ao setor agropecuário. O governo do estado vai contratar 700 profissionais para o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e 546 para a Agência de Defesa Agropecuária (Adapar).

O governo pretende realizar as contratações ainda neste ano. O salário inicial dos aprovados não foi revelado.

No anúncio do concurso, na quinta-feira, o governador Beto Richa destacou que o Instituto Emater lançou um Programa de Demissão Voluntária (PDV) que deve resultar em uma economia de R$ 15 milhões na folha de pagamento do governo e possibilitar a realização de concurso para a contratação de novos servidores.

Pelas estimativas da Se­cretaria da Agricultura, devem aderir ao PDV cerca de 300 funcionários que já estão aposentados e ainda trabalham na empresa.

Déficit

Segundo a agência de notícias do governo estadual, o último grande concurso público realizado para o Instituto Emater foi em 1991 – hoje 33 escritórios regionais estão sem técnicos e em outros 170 há apenas um funcionário para atender às demandas da região. Para a Adapar, este é o primeiro processo seletivo desde que a empresa foi criada em 20 de dezembro de 2011.

O quadro atual de técnicos do Emater soma 869 funcionários, enquanto a Adapar tem 570, oriundos do antigo Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária (Defis).

Formação

O Instituto Emater vai contratar 700 pessoas, entre engenheiros (agrônomo, de alimentos, florestal e de pesca), técnicos em agropecuária, assistentes sociais, economistas domésticos, médicos veterinários e zootecnistas. Além dos profissionais selecionados via concurso, o Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE) deverá fornecer mais 300, que darão o suporte na área administrativa.

Na Adapar, serão 546 vagas para médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos em manejo e meio Ambiente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]