• Carregando...

Fazer uma pós-graduação seja ela uma especialização, mestrado ou doutorado, enriquece qualquer currículo e por muitas vezes pode ser determinante na hora de conquistar um emprego. Que é importante todos sabem, mas dentre tantas opções ofertadas quais são as que "estão na moda"? Quais o mercado vê com bons olhos?

Os internautas, que durante os dias 05 e 15 do mês de abril participaram do fórum (clique para participar) do Portal TudoParaná, que questiona "Qual, na sua opinião, a pós-graduação que está mais em evidência no momento?", se mostraram conscientes das tendências que o mercado exige.

A internauta Luciana Pires comentou que "a pós-graduação que está mais evidência neste momento é na parte ambiental, pois hoje as empresas estão buscando esses profisionais". Já Sirlei Fernandes acredita que é em Marketing Político.

Para tentar responder às perguntas quatro profissionais antenados no assunto dão alguns importantes conselhos para quem ainda não se decidiu por qual caminho trilhar após a conclusão da graduação. Com a palavra os especialistas:

AdministraçãoCoordenador de Pós-Graduação das Faculdades Integradas Curitiba (FIC) e professor de Ciências Políticas, Carlos Luiz Strapazzon ressalta a crescente demanda por profissionais na área de gestão em Administração de negócios. Strapazzon explica que o motivo desta alta é que há uns anos havia profissionalização da gestão somente nas grandes corporações. "Hoje pequenas e médias empresas demandam destes profissionais. Por exemplo, antes era normal vermos professores administrando escolas e médicos à frente dos hospitais. Hoje, o mercado, em virtude da grande competitividade, precisa de gestores especializados, mais ligados ao dia-a-dia", comenta.

MarketingA área de gestão também é destacada pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Nivaldo Eduardo Rizzi. "O setor social, aí colocamos o marketing, MBA em gestão de negócios e o marketing empresarial, está em alta e o mercado está de olho nesses profissionais", afirma Rizzi.

AmbientalTanto Rizzi quanto Strapazzon convergem para uma área em que o Brasil poderá ser modelo para os demais países: a área ambiental. Para o pró-reitor, muitos profissionais já se deram conta da importância deste assunto no mundo. "Os olhos de todos os países estão voltados para questões ambientais. Na UFPR a procura por essa área foi intensa e muito interessante", avalia Rizzi.

Strapazzon aponta os motivos para esse súbito interesse e aconselha por quais áreas optar. "Sem dúvida as áreas de direito e gestão ambiental serão de supra importância na visão global. O grande responsável é o Protocolo de Kioto que prevê que os países industrializados reduzam suas emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990 até o período entre 2008 e 2012. Essas áreas estão "na moda". E não é só a questão de punição. As empresas que respeitarem o protocolo poderão comercializar créditos de carbono para outros países. Será fundamental o papel do auditor ambiental para certificar as empresas", descreve Strapazzon.

QuímicaNão é só o Protocolo de Kioto que está agitando o mercado. A expectativa de converter em lei a Medida Provisória do Biodiesel - deve ser analisada no transcorrer desta semana, segundo Rizzi, é outro assunto que está esquentando o país e atraindo investimento pesados do governo federal. "Os estudos sobre a nova fonte de energia, renovável, abre ótimas perspectivas de trabalho para quem se dedicar a uma pós-graduação em Química", alerta Rizzi. Para o pró-reitor da UFPR o Brasil tem um grande potencial para produzir o combustível e até mesmo exportar.

Relações Internacionais As questões internacionais têm importantes repercussões no mercado de trabalho no Brasil. O crescimento, segundo Strapazzon, vem acontecendo há cinco ou seis anos. O motivo "é que o país está se internacionalizando. Os indícios foram a abertura da economia brasileira e um destacado esforço do governo federal - aliado a pequenas, médias e grandes empresas, em aumentar a exportação", esclarece. "É importante observarmos o papel das empresas, que, através de políticas de exportação, incentivadas pelo governo, estão gerando maior competitividade no mercado exterior e grande oportunidades de emprego aqui", conclui Strapazzon.

EducaçãoProfessores, pedagogos e profissionais da área de educação: atenção! Três dos quatro "conselheiros" consultados destacaram a área como um bom caminho a ser trilhado. Para a Diretora Geral de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maria Helena Ambrosio Dias "uma das causas apontadas para a grande procura nesta área, tem sido as exigências de organismos governamentais para a qualificação de professores", afirma.

Strapazzon, coordenador do setor de pós-graduação da (FIC), complementa dizendo que o interesse do mercado por esses profissionais não se restringe apenas ao estado do Paraná. "É uma tendência nacional, principalmente no interior dos estados", conclui.

Rizzi também vê a valorização do profissional, por parte do estado, como o principal fato gerador da grande procura pela pós. "No ano passado 760 candidatos concorreram para apenas 50 vagas", confirma o pró-reitor.

DireitoPara os graduados em Direito Strapazzon dá um recado curto e grosso. "Milhares de alunos se formam todo o ano, mas com a grande oferta de profissionais o mercado fica muito exigente. Por isso, atualmente, para ter êxito é necessário diferenciar o profissional", cutuca o coordenador.

TurismoQuem imaginava que a febre do setor de Turismo havia passado, Strapazzon garante que o curso é um dos mais promissores em médio prazo e destaca as áreas ligadas a eventos e natureza. "Há um projeto do governo nacional que pretende fazer da indústria do turismo uma fonte de riqueza do país. O setor vai receber investimento pesado", afirma. Segundo estudos do próprio coordenador, o Brasil recebe uma média de 4 milhões de turistas por ano, enquanto a França recebe 60 milhões.

"O turismo cresceu e já deu indícios que vai se expandir ainda mais. Quer um exemplo? Este ano tivemos o ano do Brasil na França. Isso representa um grande passo, pois vemos que há um grande esforço do governo em apresentar de melhor forma o Brasil no exterior", finaliza.

Farmácia"Para os profissionais da área biológica recomendo olharem com especial atenção para Farmacologia e Ciências Farmacêuticas", aconselha Rizzi. Segundo o pró-reitor da UFPR os motivos do alerta estão relacionados com o desenvolvimento de medicamentos - os genéricos, novos tratamentos e coquetéis, e a possibilidade de estudar o tratamento de doenças pouco exploradas.

Quem ratifica a atenção pela especialização em Farmácia é a Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Marilene da Costa Santos. "Este ano iniciamos uma turma em Atenção em Farmácia, ou seja, habilitar o profissional para um melhor atendimento aos clientes, seja conversando ou aconselhando, e tivemos um interesse enorme por parte dos estudantes", relata a coordenadora.

Tendências"Ainda não tão forte no mercado, mas com futuro promissor está o setor de Artes". A afirmação é do coordenador Strapazzon, que esta desenvolvendo um projeto de tese de Mestrado cujo tema é: "Tendências profissionais e de educação superior no mercado".

"Estou observando, ainda de forma sutil, uma grande procura dos profissionais no conhecimento de artes - principalmente na história da arte", comenta. Para ele os motivos desta procura vão desde a sofisticação da mídia, passando pelo setor de marketing - propiciando uma divulgação agradável ao público, até ao design nas indústrias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]