• Carregando...

O Laboratório Nacional de Agricultura (Lanagro), de Belém (PA), promete divulgar nesta quinta-feira (10) os resultados finais dos exames sobre a possibilidade de existência de focos de febre aftosa no Paraná. Segundo o chefe do setor de Virologia do laboratório, Antônio Júlio Montenegro, todas as análises realizadas até esta segunda-feira deram resultado negativo para a presença do vírus aftósico, causador da doença.

Como ainda havia pelo menos 30 lotes de material em análise, ele afirmou que uma conclusão definitiva só será possível na quinta-feira. Mesmo assim, o delegado federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Paraná, Valmir Kowalewski de Souza, disse que a expectativa é de que o laudo final descartará a possibilidade de doença no estado.

De acordo com Gazeta do Povo desta terça-feira, se a data para divulgação final dos resultados se confirmar, ela ocorrerá 21 dias após o anúncio da suspeita de que 19 bovinos trazidos de Mato Grosso do Sul e comprados por pecuaristas em uma feira em Londrina, no Norte do estado, poderiam estar contaminados pela aftosa. Montenegro justificou a demora pela responsabilidade do trabalho. "É preferível um pouco de prejuízo e paciência a um resultado equivocado", afirmou, referindo-se ao fato de que, por causa da suspeita, muitos frigoríficos paranaenses suspenderam o abate e produtores de leite tiveram que jogar fora a parte da produção que é pasteurizada em outros estados, com divisas fechadas por barreiras sanitárias.

Segundo Montenegro, uma das causas da demora está no fato de que o Lanagro, laboratório ligado ao ministério, está processando também as amostras relativas à aftosa de animais de Mato Grosso do Sul, estado que já registrou 22 focos da doença desde 10 de outubro. "Precisamos isolar bem as amostras dos dois estados, para evitar uma eventual contaminação entre elas."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]