Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Negócios

Ford e Fiat firmam parceria para fabricar carros pequenos

Após meses de negociação, a Ford, segunda maior montadora americana, e a italiana Fiat fecharam um acordo que vai viabilizar a fabricação de dois veículos de pequeno porte para o mercado europeu - uma nova versão do Fiat 500 e um substituto para o atual Ford Ka.

"Trabalhamos juntos nestes projetos. Ambas as empresas prevêem uma redução nos custos de desenvolvimento e materiais, enquanto entrega ao mercado produtos altamente competitivos", informou a Ford, nesta sexta-feira, em um comunicado.

Segundo as primeiras informações, os novos modelos seriam montados na fábrica da Fiat em Bielsko Biala, na Polônia, onde é fabricado o Fiat 600 e os motores diesel multijet 1.3, também usados pela General Motors. De acordo com o planejamento estratégico apresentado pelo governo italiano, no último dia 03 de agosto, a produção do novo Fiat 500 está prevista para começar em 2007. Já a fabricação do substituto do Ford Ka deve ficar para 2008.

A oficialização da aliança entre a Fiat e a Ford - que já vinha sendo especulada pelo mercado - acontece poucos dias depois de o presidente executivo da montadora italiana, Sergio Marchionne, ter anunciado que buscava uma parceria exclusivamente na área industrial, sem intercâmbio de ações, como a que mantivera até fevereiro deste ano com a General Motors.

O grupo Fiat - mergulhado em uma profunda crise nos últimos anos - espera fechar 2005 com lucro, depois de ter acumulado perdas milionárias nos últimos anos. No segundo trimestre deste ano, a montadora italiana teve um prejuízo de 88 milhões de euros. O resultado representa um importante avança em relação ao mesmo período do ano anterior, quando as perdas foram de 238 milhões de euros.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.