• Carregando...

Após meses de negociação, a Ford, segunda maior montadora americana, e a italiana Fiat fecharam um acordo que vai viabilizar a fabricação de dois veículos de pequeno porte para o mercado europeu - uma nova versão do Fiat 500 e um substituto para o atual Ford Ka.

"Trabalhamos juntos nestes projetos. Ambas as empresas prevêem uma redução nos custos de desenvolvimento e materiais, enquanto entrega ao mercado produtos altamente competitivos", informou a Ford, nesta sexta-feira, em um comunicado.

Segundo as primeiras informações, os novos modelos seriam montados na fábrica da Fiat em Bielsko Biala, na Polônia, onde é fabricado o Fiat 600 e os motores diesel multijet 1.3, também usados pela General Motors. De acordo com o planejamento estratégico apresentado pelo governo italiano, no último dia 03 de agosto, a produção do novo Fiat 500 está prevista para começar em 2007. Já a fabricação do substituto do Ford Ka deve ficar para 2008.

A oficialização da aliança entre a Fiat e a Ford - que já vinha sendo especulada pelo mercado - acontece poucos dias depois de o presidente executivo da montadora italiana, Sergio Marchionne, ter anunciado que buscava uma parceria exclusivamente na área industrial, sem intercâmbio de ações, como a que mantivera até fevereiro deste ano com a General Motors.

O grupo Fiat - mergulhado em uma profunda crise nos últimos anos - espera fechar 2005 com lucro, depois de ter acumulado perdas milionárias nos últimos anos. No segundo trimestre deste ano, a montadora italiana teve um prejuízo de 88 milhões de euros. O resultado representa um importante avança em relação ao mesmo período do ano anterior, quando as perdas foram de 238 milhões de euros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]