• Carregando...
 | Marco Andre Lima/ Gazeta do Povo
| Foto: Marco Andre Lima/ Gazeta do Povo

O administrador de empresas Bruno Molteni (foto), 32 anos, não economizou esforços para enriquecer o currículo e se especializar. Ainda no começo da carreira, em 2007, foi para o outro lado do mundo para se aprofundar em alguns conceitos relacionados à administração e à gerência. Ele deixou a empresa em que trabalhava e foi cursar Business Management, na Austrália. Molteni ficou um ano fora e afirma que a experiência foi indiscutivelmente enriquecedora pela troca de conhecimento, fluência no idioma e visão global que adquiriu. "Trouxe muita informação na bagagem que ampliou possibilidades e abriu muitas portas." E ele não parou por aí. Preocupado em atualizar-se, Molteni concluiu em 2012 um MBA em Gestão Estratégica e agora pretende cursar uma nova especialização na área de negociação. O novo desafio faz parte de um plano de carreira, já que o administrador entende que, quanto mais estratégico é o cargo, mais importante é a capacidade de negociação. "Faço muitas negociações na empresa, não só com fornecedor e cliente, mas com colegas, chefia e subordinados. Mais conhecimento nesse sentido só vai contribuir." Nesse intervalo, Bruno investe constantemente em cursos técnicos de curta duração.

Confira o Guia de Pós-Graduação 2014

Modalidades

Entenda como os cursos de pós-graduação são classificados:

Stricto sensu

Cursos voltados à pesquisa e ao estudo das teorias de uma determinada área. A duração e a titulação variam entre as modalidades. São indicados a quem pretende seguir a carreira acadêmica.

Mestrado acadêmico

Costuma ser procurado por quem quer ser professor ou pesquisador ou para ampliar conhecimentos. Tem duração máxima de dois anos. Exige uma dissertação ao fim do curso e confere o título de mestre.

Mestrado profissional

Busca, a partir de ferramentas teóricas, a solução de problemas originados no ambiente de trabalho. Costuma ter horários flexíveis e exige um projeto ou uma intervenção dentro das empresas. Dá o título de mestre.

Doutorado

Geralmente é feito após o mestrado, mas não é obrigatório. O objetivo é formar pesquisadores, por isso o aluno produz uma tese que contribuirá para o crescimento de determinada área de conhecimento. Tem duração média de dois a quatro anos e confere o título de doutor.

Lato sensu

Cursos que duram, em média, um ou dois anos, totalizando ao menos 360 horas. Exigem monografia ao final do curso e conferem o título de especialista.

Especialização

Ideal para quem está ou pretende ingressar no mercado de trabalho. Destinada a quem quer se especializar em áreas específicas, relacionadas ou não à primeira graduação.

MBA

Embora signifique Mestrado em Administração de Negócios, trata-se de uma especialização no Brasil. Cursos principalmente nas áreas de gestão e negócios voltados a profissionais que almejam cargos de liderança.

Colaborou Priscila Pacheco, especial para a Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]