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No Brasil, um novo serviço de geolocalização deve ser lançado dentro de um mês e meio. Chamado de OndeEstou, ele já chegou a entrar no ar, mas no momento passa por um processo de reformulação. Agora, a ideia do OndeEstou é se distanciar um pouco do modelo do Foursquare e focar mais na interação dos usuários e na produção de conteúdo local, conta Rafael Siqueira, CTO (Chief Technology Officer, o chefe do setor de tecnologia) do Apon­tador.com, empresa dona do serviço. Veja os principais trechos da conversa com Siqueira, feita por telefone:

Como vai funcionar o novo "OndeEstou"?

O Foursquare é o que o OndeEs­tou queria ser há um ano e meio, mas foi um serviço que nasceu um pouco antes da hora. A ideia agora é seguir uma tendência lançada pelo Yelp nos Estados Unidos, um modelo que acredita mais na interação dos usuários contribuindo com conteúdos. O Foursquare é muito mais ego do que serviço. A pessoa se torna "prefeito", mas não há muito mais do que isso. É uma informação estática. Quem sabe seja um modelo de negócio que dê certo, vamos ver até quando o buzz em torno dele vai durar, mas nós estamos apostando em outra direção. No nosso serviço o prefeito não será quem fizer mais "check-ins", mas sim aquele que mais contribuir com informações sobre um local – por exemplo, aquele que mais faz resenhas sobre um estabelecimento.

Como as empresas devem se preparar para atuar nessas redes?

O poder dos consumidor do Yelp nos EUA, por exemplo, é enorme. Chega a destruir a reputação de um local, atrapalhando todo o movimento dele. Então não adianta apenas pegar essas informações, essas resenhas, e analisar. O empresário tem de encontrar uma maneira de responder, de interagir. Mas as redes sociais baseadas em geolocalização são mais do que isso, porque também são uma oportunidade de colocar as empresas locais no mesmo patamar das grandes redes. As pessoas buscam coisas ao redor delas. Por que alguém iria a uma grande loja construção que está a 15 km dela, se há uma outra, mesmo que menor, a apenas duas quadras? Se essas empresas menores não estiverem num site de conteúdo local, o consumidor final nunca saberá da sua existência. No caso do nosso serviço, a gente dá uma oportunidade para esses players locais. É a oportunidade do David brigar com o Golias. E o que vai contar é a reputação delas perante o consumidor.

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