• Carregando...
Esplanada dos Ministérios, em Brasília: órgãos vão contratar 1.599 pessoas por meio de concursos | Evaristo Sá/AFP
Esplanada dos Ministérios, em Brasília: órgãos vão contratar 1.599 pessoas por meio de concursos| Foto: Evaristo Sá/AFP

Os Ministérios da Agricultura (Mapa), da Educação (MEC), do Planejamento (MPOG), da Integração Nacional e da Justiça foram autorizados a realizar concurso público. Ao todo serão 1.599 oportunidades para os níveis médio e superior. Os editais devem ser publicados no prazo máximo de 6 meses. O objetivo dos concursos é a substituição de trabalhadores terceirizados cuja contratação encontra-se irregular.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) recebeu autorização para realizar concurso com 279 vagas para os níveis médio e superior. Serão 248 oportunidades para o cargo de agente administrativo, que exigirá o nível médio. Já para nível superior, as vagas serão distribuídas para os cargos de administrador, analista de sistemas, contador e economista. De acordo com a autorização, haverá a extinção de 310 postos de trabalho terceirizados.

O Ministério da Educação (MEC) irá realizar concurso para 290 oportunidades. Para nível médio, a maioria das vagas será ao cargo de agente administrativo (265 oportunidades). Haverá também oportunidades aos cargos de assistente de alunos e técnico em enfermagem. Já para nível superior, as vagas são para bibliotecário/documentalista.

As contratações devem ocorrer a partir do mês de outubro. Os funcionários contratados substituirão trabalhadores terceirizados que atuam no Ministério da Educação e no Instituto Nacional de Educação de Surdos. A substituição deverá ocorrer até 31 de dezembro de 2009.

Integração Nacional

No Ministério da Integração Nacional, serão oferecidas vagas aos cargos de assistente técnico- administrativo com exigência de nível médio (127 oportunidades) e nível superior (166). Com a contratação de novos servidores deverão ser extintos 342 postos de trabalho terceirizados.

Já no Ministério da Justiça, haverá oportunidades para o cargo de agente administrativo, em nível médio. Para o nível superior as vagas serão para analista técnico-administrativo; administrador, bibliotecário, economista, engenheiro, médico, arquivista, técnico em comunicação social, arquiteto, contador, assistente social, psicólogo, sociólogo, enfermeiro, estatístico e odontólogo. Como contrapartida para a realização do concurso, serão extingos 500 postos de trabalhadores terceirizados em situação irregular.

Orçamento e Gestão

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) vai oferecer 255 vagas ao cargo de agente administrativo e 32 de analista técnico-administrativo. A previsão é de que as contratações comecem a partir de julho deste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]