• Carregando...

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início aos trâmites necessários para a realização dos três concursos que oferecerão 238.268 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade.

O maior número de vagas será para servidores que atuarão na realização do Censo 2010. Serão 200 mil oportunidades ao cargo de recenseador, 27 mil a agente censitário supervisor, 7 mil para agente censitário municipal, 400 para agente censitário regional, 2 mil para agente censitário administrativo, 1,5 mil para agente censitário de informática. A primeira função exige que o candidato tenha concluído o ensino fundamental e as demais, o ensino médio.

As vagas serão distribuídas entre todos os municípios brasileiros. Os contratos serão por prazo determinado, variando de acordo com cada cargo, mas o IBGE ainda não estabeleceu a remuneração para as funções. A seleção será dividida em duas fases. A primeira, para o Censo Experimental, será realizada nos próximos meses pela Fundação Cesgranrio, do Rio de Janeiro, como a organizadora do concurso.

Serão oferecidas 225 vagas temporárias, distribuídas entre os seguintes cargos: recenseador (200), para candidatos com nível fundamental; agente censitário supervisor (20) e agente censitário municipal (5), para aqueles que possuem nível médio completo. As contratações serão para a cidade de Rio Claro, em São Paulo, um dos municípios onde é feito o Censo Experimental. A previsão é de que as provas para a seleção sejam aplicadas no início de abril e que os contratados comecem a ir a campo para realizar as pesquisas em agosto deste ano.

Para o cargo de agente censitário municipal, a remuneração oferecida será em torno de R$ 1.150 e ao de agente censitário supervisor, R$ 900. Mas o IBGE informou que esses valores podem ainda sofrer modificações. Os recenseadores receberão por produção, com base na quantidade de unidades e pessoas recenseadas e registros no controle de coleta de dados.

Pesquisas

O terceiro concurso, também autorizado recentemente, oferecerá 138 vagas de níveis médio e superior. Os servidores serão contratados temporariamente e atuarão no Rio de Janeiro. O objetivo desta seleção é a realização da Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec 2008), da Pesquisa de Tecnologia de Informação e Comunicação – Empresa (TIC – Empresa 2008) e da Pesquisa de Atualização Cadastral (PCAD 2008).

Serão 18 vagas para o cargo de supervisor de pesquisa e 120 a agente de pesquisa de telefone. Para concorrer à primeira função, é necessário que o candidato tenha completado o ensino superior em qualquer área, mas haverá também oportunidades mais específicas, para graduados nos seguintes cursos: Estatística, Engenharia Química e Tecnologia da Informação e da Comunicação.

Para a função de agente, a exigência é que o candidato tenha concluído o nível médio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]