• Carregando...

Dois importadores do Japão estão no Brasil há duas semanas visitando as principais regiões produtoras de manga, variedade "Tommy Atkins", para negociarem a compra da fruta destinada ao mercado japonês, com data de entrega até fevereiro de 2007. Até quinta-feira, eles visitam produtores/exportadores de São Paulo, Pernambuco e Bahia.

Após mais de 27 anos de negociações, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento conseguiu abrir o mercado de manga para o Japão. As exportações para aquele país asiático começaram em setembro de 2004, durante a visita do primeiro ministro Junichiro Koizumi ao Brasil.

Até agora, cerca de 50 toneladas de manga foram exportadas para apresentar o produto ao exigente mercado nipônico, por meio de oito importadores - traders japoneses que orientam os exportadores brasileiros quanto às especificações do produto.

As exigências referem-se ao estágio de maturação, embalagens e tratamento fitossanitário, conforme compromisso firmado entre os governos dos dois países.

A expectativa da Yamato Comercial, que já exporta manga brasileira para o mercado japonês, é de que a partir de 2006 o consumo da fruta se consolide no Japão, cujo potencial de mercado é de aproximadamente US$ 25 milhões, disputando com as Filipinas, Indonésia e México.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]