• Carregando...

Vários cursos de mestrado e especialização estão com inscrições abertas ou vão abrir inscrições nas instituições de ensino superior públicas do Paraná.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) aceita até 30 de junho inscrições para o curso de especialização em Ensino e Cultura de Línguas Estrangeiras. As línguas contempladas são o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e português para estrangeiros. Podem se inscrever professores licenciados em Letras com habilitação em uma dessas línguas ou graduados em qualquer área que comprovem proficiência em uma das línguas estrangeiras de interesse.

Um dos objetivos do curso é oferecer condições de aprofundamento e atualização das teorias que embasam o ensino de línguas estrangeiras em todos os níveis de aprendizagem. Também é uma boa oportunidade para práticas pedagógicas diversas, levando os professores à melhoria de seu desempenho profissional.

São 100 vagas e as inscrições podem ser feitas no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, que fica na rua General Carneiro, 460, sala 919. A seleção dos candidatos consiste em prova eliminatória escrita e de compreensão oral – a ser realizada no dia 8 de julho, das 10 às 12 horas, no mesmo local das inscrições – na qual o aluno deverá obter média igual ou superior a sete.

A seleção final incluirá a análise do histórico escolar e do curriculum vitae dos candidatos. O resultado será divulgado dia 11 de julho de 2005, em edital, no Departamento de Letras Estrangeiras.

Mais informações pelo telefone (41) 3360-5183, pelo e-mail especialdelem@ufpr.br ou no site www.ceecle.ufpr.br.

Filosofia

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), câmpus de Toledo, abre no dia 29 as inscrições para o curso de especialização em Fundamentos Filosóficos.

O curso tem como objetivo tematizar, sob diversas perspectivas – tanto positivas quanto críticas – a exigência de fundamentação nas diversas disciplinas da Filosofia. O curso trata, principalmente, dos fundamentos do conhecimento, da ética e da política e ainda pretende possibilitar a formação de professores de Filosofia e áreas afins para o exercício do magistério em todos os níveis de ensino, além de qualificar os professores de Filosofia e profissionais das ciências humanas e sociais e demais áreas para a pesquisa dos problemas que envolvem os fundamentos da Filosofia em todas as disciplinas.

As inscrições vão até 2 de agosto. É necessário apresentar fotocópia do diploma de curso superior; histórico escolar e curriculum vitae (com comprovante). As inscrições podem ser efetuadas na Secretaria Geral do câmpus de Toledo. A seleção deve ser realizada dos dias 3 a 5 de agosto. O número mínimo de vagas é de 20 e o máximo de 40. As aulas começam em 13 de agosto. Mais informações pelo telefone (45) 3379-7000.

Fitocosméticos e Fitomedicamentos

Também na Unioeste, o curso de Farmácia, câmpus de Cascavel, está com inscrições abertas para o Curso de Especialização em Fitocosméticos e Fitomedicamentos. A seleção está marcada para o período de 18 de junho a 17 de julho.

Para se inscrever, é necessário levar xerox autenticado do diploma de graduação ou declaração de conclusão do curso de Farmácia, histórico escolar, xerox do CPF e identidade, curriculum vitae, formulário de inscrição devidamente preenchido e comprovante de pagamento. A taxa de matrícula custa R$ 70 e o curso deve ser pago em 19 parcelas de R$ 280.

O curso é dirigido a profissionais Farmacêuticos e tem, no total, 35 vagas e 404 horas. As aulas começam no dia 5 de agosto e terminam em 30 de abril de 2007. Mais informações pelo telefone (45) 3220-3210.

Letras

A Unioeste também recebe inscrições, nos dias 21 e 22, para seleção de alunos especiais do programa de pós-graduação stricto sensu em Letras para o segundo semestre, com área de concentração em Linguagem e Sociedade, nível de mestrado. As inscrições devem ser feitas das 14 às 17 horas, na secretaria da coordenação do Programa de pós-graduação, junto ao câmpus de Cascavel, na sala 82.

Na linha de pesquisa Funcionamento dos Mecanismos Lingüísticos, as disciplinas oferecidas são Tópicos Especiais I – Tecnologia, Linguagens, Conhecimento e Aprendência (oito vagas) e Tópicos Especiais II – Sintaxe: da frase ao enunciado (somente para orientandos do professor).

Na linha de pesquisa Linguagem e Ensino são oferecidas as disciplinas Tópicos Especiais I – Imagem, Linguagem, Cultura e Educação (15 vagas), Sociolingüística e Dialetologia (6 vagas), Heterogeneidade Lingüística (6 vagas), Tópicos Especiais I – Representações Lingüísticas nas Experiências Educativas (8 vagas), Letramento em Comunidades bi(multi) e monolingues (4 vagas), Tópicos Especiais I – Formação de Professores de Línguas (15 vagas), Lírica e Sociedade (6 vagas) e Cultura e Sociedade no Meio Rural Brasileiro (7 vagas).

Ainda na linha de pesquisa Linguagem e Cultura estão disponíveis as disciplinas Tópicos Especiais I – Discurso, Sociedade e Política (8 vagas), Discursos e Normatividades Sociais (4 vagas), Tópicos Especiais I – Lastro Cultural: discurso e sentido (10 vagas), Tópicos Especiais II – Literatura Comparada (somente para orientandos do professor), Cultura e Imaginário Social (7 vagas), Linguagem Ficcional do Século XX: Literatura, Sociedade e Mito; Tópicos Especiais I – A Análise do Discurso em Manifestações Artístico-Culturais: Literatura, Música e Pintura (13 vagas) e Tópicos Especiais I – Teoria e Crítica da Sociedade Capitalista (4 vagas).

Mais informações pelo site www.unioeste.br/prppg/mestrados/letras ou pelo telefone (45) 3220-3176.

Gestão Empresarial

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferece o curso de especialização em Gestão Empresarial – MBA Executivo turma 2, com o objetivo de qualificar profissionais que exerçam postos de comando nas empresas e transmitir uma visão global do processo gerencial das organizações. Destinado a executivos e profissionais liberais que possuam graduação em Administração ou áreas afins, o curso é coordenado por Maria Iolanda Sachuk.

As inscrições podem ser feitas até o dia 24, na secretaria do Departamento de Administração (DAD), Bloco C-23, sala 212. Podem ser feitas também por procuração ou por Sedex, com data de postagem até o dia 24. O curso começa em 5 de agosto. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, das 19h30 às 23 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4906, pelo e-mail sec-dad@uem.br ou no site www.dad.uem.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]