• Carregando...

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) em Curitiba, para famílias que recebem até 40 salários mínimos, registrou inflação de 0,41% em outubro, contra 0,23% estimado em setembro.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). De acordo com a Agência Estadual de Notícias, com o aumento, o acumulado do ano está em 3,38%. Já nos últimos 12 meses (novembro/04 a outubro/05), o índice ficou em 4,69%, o menor já registrado desde o início da pesquisa em 1999.

VilõesA pesquisa mostra que a maior influência no índice geral foi, mais uma vez, o grupo do transporte e comunicação, que fechou outubro com elevação de 0,89% nos preços de seus produtos e serviços. De acordo com o economista do projeto IPC, Gino Schlesinger, o peso deste grupo no índice geral é de 24%, o que justifica a sua maior influência.

Além do transporte e comunicação, outros itens apresentaram alta: álcool combustível subiu 15,05%, a gasolina 1,98%, automóvel de passeio nacional zero 0,97% e passagem de avião teve um aumento de 8,4%.

O grupo de alimentos e bebidas, que por quatro meses apresentou consecutivas quedas no seu índice, voltou a subir e acabou outubro com inflação de 0,43%.

Outro grupo que fechou o mês com elevação nos preços de seus produtos e serviços foi saúde e cuidados pessoais com variação de 1,97%, decorrente, principalmente, dos preços de medicamentos que subiram 5,15%, e a alta de psicólogo e fisioterapeuta (4,11%).

DeflaçãoA tarifa de ônibus urbano, com -1,85%, o automóvel de passeio e utilitário usado (0,60%) e conserto de veículos (-1,19%), apresentaram deflação.

Os grupos de artigos de residência e despesas pessoais também apresentaram quedas nos preços, (-0,58%) e (-0,40%) respectivamente.

A queda no preço da televisão (-2,91%), foi a principal influência no grupo de artigos de residência. Já em despesas pessoais, destaca-se a excursão turística (-9%).

EstáveisHabitação e vestuário foram os únicos grupos que se mantiveram praticamente estáveis. No primeiro, que apresentou variação de 0,04%, o destaque é a alta de 0,30% no preço de aluguel de moradia.

Já no segundo grupo, que terminou outubro com oscilação de apenas 0,03%, destacam-se: camisa masculina (6,02%), conjunto infantil (-13,87%), sapato feminino (-4,06%) e blusa camiseta infantil (-5,95%).

DadosO Índice de Preços ao Consumidor, calculado pelo Ipardes, é divulgado mensalmente e está disponível no site do Instituto. Para o período de referência, foram coletados aproximadamente 75 mil preços de 341 produtos e serviços.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]