• Carregando...

Desde sua criação, os games conquistam cada vez mais apaixonados. Consoles e computadores disputam a atenção dos jogadores. Para quem não consegue ficar sem jogar quando está distante de casa, aparelhos portáteis surgem como opção. De olho nesta fatia de mercado, operadoras de celulares lutam para atrair os usuários. Sem revelar o faturamento, as empresas não param de explorar entretenimento na telinha do celular. Para conseguir o game, o usuário precisa pagar um valor pré-estabelecido, além do custo do tráfego para baixar o aplicativo nos sites das operadoras ou no navegador web do aparelho. Uma vez realizado o download, o jogo permanece instalado, sem precisar repetir o processo.

Entre as novidades da TIM, estão 50 novos jogos em diversas categorias, como ação, arcade, aventura, clássicos, corrida, esportes e luta. Os destaques são três clássicos do conhecido Atari: Centopéia, Asteróides e Combate.

Banco Imobiliário e Lemmings, onde o jogador guia pequenos roedores dentro de um tempo determinado, também fazem parte dos atrativos. O portfólio já totaliza mais de 80 opções de games. Os preços variam de R$ 3,99 a R$ 7,99. Segundo a operadora, o campeão de downloads é o Micro GP, um jogo de Fórmula 1 inspirado nos clássicos simuladores de PC. Segundo o diretor Fábio Pascuzzo, a tendência é que a oferta deste tipo de serviço aumente por causa da demanda crescente de usuários.

- Na verdade, esse processo já é conhecido do mercado desde o Game Boy, só que agora a comunidade de jogadores está ampliada, sem discriminação de idade - diz.

A operadora Claro tem mais de 200 títulos. A disponibilidade varia conforme o modelo do aparelho. Os jogos são distribuídos em categorias como esporte, ação, estratégia, puzzle (enigma) e clássicos. Entre os principais estão Prince of Persia Warrior Within; Rainbow Six III, Rainbow Six Lockdown, Splinter Pandora Tomorrow, ChaosTheory, Fifa 2005, Tiger Woods 2005 e Fast and Furious (Velozes e Furiosos). Segundo a empresa, os preços dependem do tipo de jogo, mas ficam entre R$ 3,00 e R$ 10,00. O líder em downloads é o Real Football 2005.

A Vivo conta com aproximadamente 200 jogos em várias categorias, como lógica, ação, puzzle, esporte, aventura, cartas, entre outros. Outra opção são os games 3D. O mais adquirido é o Pênalti 2 - um jogo de futebol. A operadora aproveita também os sucessos do cinema, investindo em jogos como Star Wars, Rock - O Lutador, O Filho do Máscara e O Senhor dos Anéis. Os preços vão de R$ 3,00 a R$ 10,00.

De acordo com André Mafra, gerente de conteúdos da Vivo, a comprovação dos resultados de downloads de jogos demonstra que a convergência de serviços e benefícios do celular aos consumidores não é uma promessa e, sim, um fato que tende a crescer cada vez mais para os usuários de telefonia celular.

O número de jogos para celulares se mostra ainda acanhado em comparação com os consoles. Mas a tendência é de crescimento. Alguns fatores, como a evolução tecnológica e a dificuldade de pirataria contribuem para a expansão. Na Ásia, Europa e Estados Unidos o mercado é bem promissor. Segundo a Anatel, o País já ultrapassou a marca de 76 milhões de celulares. O otimismo dos desenvolvedores de games está amparado, já que apenas 5% dos aparelhos têm games e, em um ano, esse número deve saltar para 12%.

Um dos diretores da empresa brasileira Devworks, Marcelo Carvalho, reforça a aposta no setor. "É um mercado pequeno que está crescendo bastante". Atualmente a produção de games corresponde a pouco menos de 10% dos negócios da empresa. Entretanto, ele acredita que deve chegar a 50% em dois ou três anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]