• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a prefeitos de vários municípios que, muitas vezes, eles têm mais facilidade de pedir dinheiro para o governo federal do que cobrar impostos devidos para as prefeituras. O discurso foi feito nesta terça-feira, diante de aproximadamente 80 pessoas, boa parte, prefeitos municipais, durante a solenidade no Palácio do Planalto de sanção da lei que transfere para os municípios o Imposto Territorial Rural (ITR).

- Isso (a transferência) vai dotar o prefeito de maior responsabilidade, porque vão ter que cobrar. Se não cobrarem, não terão o dinheiro que existe. Andando pelo Brasil, a gente percebe muitas cidades em que os prefeitos não querem cobrar nem o IPTU das poucas casas que existem na cidade. Não cobram porque não é politicamente conveniente cobrar. Muitas vezes, é mais fácil cobrar do governo estadual, do presidente, e não de quem deve pagar - disse o presidente.

No discurso, o presidente afirmou que 2006 será um ano melhor para os prefeitos e também para o país. Lula afirmou não ter dúvidas de que os prefeitos vão 'dar conta de cobrar o ITR'.

- Vocês vão dar conta de cobrar de quem deve pagar. Vai ter briga mas, certamente, vocês vão arrumar muitos aliados e alguns adversários. Mas é assim mesmo, porque no Brasil, quando se trata de cobrar imposto sobre propriedade, na hora de vender, as pessoas têm uma grande propriedade, na hora de pagar, tem uma pequena propriedade - ressaltou o presidente.

No ano passado, o governo federal arrecadou aproximadamente R$ 280 milhões com o ITR. A expectativa dos prefeitos é que esse valor chegue a um total de R$ 1 bilhão neste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]