• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse acreditar que os países desenvolvidos e em desenvolvimento chegarão a um acordo em torno da redução dos subsídios agrícolas. Ao falar com a imprensa, depois de reunião de trabalho com o presidente francês Jaques Chirac, em Paris, Lula afirmou compreender que negociações são sempre "difíceis", já que cada país defende seus interesses, mas cobrou sinais por parte dos países desenvolvidos em torno desta questão.

- Gestos têm que ser feitos para que possamos permitir que participe do mundo econômico, do desenvolvimento, a parte mais pobre do planeta. Vamos continuar reivindicando. E nessa luta de braço, em algum momento, alguém vai ceder e estará feito o acordo. Eu estou convencido que a Rodada de Doha pode trazer avanços enormes para o comércio mundial - afirmou.

A Rodada de Doha é a negociação, no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), para a liberalização do comércio mundial. Lançada em 2001, durante a conferência na cidade de Doha, no Qatar, é considerada fundamental para a negociação de regras mais justas na OMC. Os subsídios agrícolas são um dos pontos de maior controvérsias nas negociações.

Lula afirmou à imprensa que a questão da pobreza "tem mexido com a cabeça dos governantes", o que já significa, segundo ele, um avanço.

- Esta questão tem avançado, não com a necessidade que tem as pessoas que passam fome no mundo. É uma política de convencimento, e eu acho que nós estamos avançando.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]