• Carregando...

O Paraná teve uma expressiva participação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2005. Cinco estudantes do estado que fizeram a prova foram contemplados com bolsas de mestrado ou doutorado em qualquer lugar do país. O incentivo é oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aos melhores colocados em cada um dos cursos nas áreas avaliadas. Quatro premiados são de instituições públicas e de cursos de Engenharia. A identidade de um deles não foi divulgada, pois é necessária a prévia autorização do participante.

"Para um grupo de 20 áreas, o resultado do Paraná foi muito bom. A Engenharia deste estado está com tudo", afirmou o coordenador geral do Enade, Amir Limana. Em 9 de agosto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou um balanço mostrando que os alunos das instituições públicas do país tiveram os melhores resultados do Enade de 2005. Para Limana, o resultado no Paraná confirma os dados do levantamento apresentado. "Isso dá para deduzir que as públicas de fato estão conseguindo um desempenho excelente, seja no âmbito municipal, estadual ou federal e os Cefets também", comenta.

Contemplados

Dois dos contemplados se formaram na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luciano Medina Macedo (Engenharia Florestal) e Everilton José Cit (Engenharia Industrial Madeireira); um da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Diogo Galileu Bilibio (Engenharia da Produção), e um da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Rubens André Tabile (Engenharia Agrícola).

Para Diogo Galileu Bilibio, de 23 anos, recém-formado em Engenharia da Produção pela UEM, a notícia da bolsa foi uma surpresa. "Quando fiz a prova foi pela obrigação, nenhum dos meus amigos sabia dessa possibilidade", diz o engenheiro, que obteve nota 72,1. Bilibio já trabalha na área, na confecção mantida pela família em Santo Antônio do Sudoeste, na divisa do estado com Santa Catarina, onde voltou a morar após concluir a graduação em Maringá no fim do ano passado.

O engenheiro ainda não pensava em fazer uma pós, mas já estuda as opções que tem no Paraná e fora do estado. Bilibio decidiu cursar um mestrado na área de Gestão de Estratégias da Produção. No Paraná, o curso é oferecido na Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), em Pronta Grossa, e na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Curitiba. "Mas provavelmente eu entre na Federal de Santa Catarina (UFSC) ou do Rio Grande do Sul (UFRS), que são muito boas na área.

Boicotes

O curso da UFPR, por exemplo, obteve conceito 4 no Enade, de uma nota que poderia variar de 0 a 5. O coordenador do curso de Engenharia Florestal da UFPR, Dartagnan Baggio, comenta que apesar do bom desempenho, o curso poderia ter recebido uma nota máxima. "Acho uma política extremamente válida. Mas a gente tem notado que nessas primeiras provas do Enade existiu um boicote dos estudantes, até por uma aversão política. Só não tivemos a nota máxima porque alguns estudantes entregaram a prova em branco", lamenta o professor.

Desempenho deve melhorar

Na opinião de Baggio, o desempenho deve melhorar no próximo exame. "Ainda não houve preparo adequado para os estudantes sobre o que representa o Enade para o país", complementa. O Enade é um exame que possibilita montar um mapa do ensino superior no país, para ser repassado aos respectivos coordenadores e reitores dos cursos e instituições.

As bolsas de mestrado e doutorado são oferecidas pela Capes aos melhores colocados em cada um dos cursos avaliados desde o primeiro ano, conforme previsto em lei. O contemplado pode cursar um mestrado ou doutorado em qualquer lugar do país, o que depende de passar na seleção da instituição escolhida.

Interatividade

Você sabia que os melhores do Enade são contemplados com bolsas de mestrado ou doutorado? Responda na enquete da Gazeta do Povo Online.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]