Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Subsídios agrícolas

Países do G-20 reiteram exigências para acesso ao mercado global

Ministro brasileiro Celso Amorim não descarta boicote às próximas negociações globais da OMC caso 'o mundo industrializado não atenda ao nosso chamado'

Os membros do G-20, grupo de países em que o Brasil tem papel de liderança, encerraram uma conferência no Paquistão em que exigiram a redução dos subsídios agrícolas nos países desenvolvidos e a redução das tarifas de produtos agrícolas. O objetivo é assegurar a igualdade no mercado internacional e o acesso global para os países do Terceiro Mmundo, onde 70% das populações dependem diretamente da agricultura.

O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, afirmou que o G-20 pode adotar medidas como o boicote das negociações da OMC, caso "o mundo industrializado não atenda ao nosso chamado". O G-20 também advertiu que se os países desenvolvidos não derem uma resposta positiva a suas propostas sobre os subsídios agrícolas e a próxima conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), prevista para dezembro em Hong Kong, pode acabar em fracasso.

Segundo a declaração conjunta dos países-membros do G-20, as propostas desse grupo são "tecnicamente consistentes, politicamente críveis e fornecem uma estrutura básica para avançar em direção a um consenso".

Os países em desenvolvimento reiteraram seu compromisso para concluir as negociações sobre a Agenda de Doha em 2006 de maneira que se fortaleça seu objetivo comum de eliminar as políticas agrícolas dos países desenvolvidos.

Também destacaram a importância dos Produtos Especiais e o Mecanismo de Segurança Especial como elementos cruciais das negociações e afirmaram que o G-20 está disposto a contribuir para a iniciativa do G-33, de preparar uma lista de Produtos Especiais que atendem às necessidades de assegurar a alimentação, a renda e o desenvolvimento rural de seus países.

O G-20 foi formado em 2003 a partir da Reunião Ministerial de Cancún da OMC e atualmente é composto por 10 países da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, México, Paraguai, Guatemala, Venezuela e Uruguai), cinco africanos (Egito, Nigéria, África do Sul, Tanzânia e Zimbaue) e seis asiáticos (China, Índia, Indonésia, Paquistão, Filipinas e Tailândia).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.