Palavras mágicas são palavras que fazem a diferença na vida das empresas e isso não se refere a jargões que seguem modismos. Passei a chamá-as assim convivendo com o cotidiano das empresas.
Que palavras seriam essas, tão diferentes, que podem diferenciar os profissionais além de auxiliar nos processos de gestão?
Uma delas, em especial, é minha preferida porque proporciona valores agregados ao senso de justiça, à tomada de decisão, à imparcialidade, ao respeito profissional ainda que discordante, à admiração, à liderança, ao estadista, ao educador, ao mobilizador, ao explicar para colaboradores os fundamentos de escolhas e outras tantas coisinhas que amofinam chefias.
Trata-se de "critério". Quem tem critérios transparentes e claros para equipes é respeitado porque há discernimento, bom senso, equanimidade. Profissionais que baseiam decisões em critérios conquistam autoridade (não autoritarismo) perante subordinados, colegas e superiores.
Outra delas, que faz a diferença no ambiente de trabalho é o "respeito" por todos aqueles com quem convive, na empresa e fora dela. Um profissional que respeita o outro será sempre respeitado. Quem consegue superar os sentimentos, discernindo entre razão e emoção galga novos postos com facilidade e torna-se líder sem muito esforço. Não há liderança positiva que não se apóie em respeito.
A terceira é a "vontade", uma palavrinha tão simples capaz de gerar tanta diferença! Sem vontade não se caminha e quem não caminha fica no mesmo lugar! Não há diploma, pós-graduação, mestrado ou doutorado que dê conta de superar falta de vontade nas pessoas que trabalham em organizações. Grau de vontade deveria ser o primeiro indicador para a contratação de funcionários. Aliás, falta de vontade, não leva a nenhum lugar. Falta de vontade, disponibilidade, desejo, mobilidade, energia, força, tônus interior, vitalidade, amor... considero até difícil conviver com pessoas com essas características. Imagine a convivência no ambiente de uma empresa!
Palavras mágicas referem-se a palavras que se transformam em comportamentos e ações. Atitude. E são atitudes que fazem a diferença na vida pessoal, profissional e empresarial.
Maria Christina de Andrade Vieira, empresária, palestrante e escritora, autora de Herança e Cotidiano e Ética: novas crônicas da vida empresarial (2001-2005) (Ambos Ed. Senac-SP).chris@onda.com.br www.andradevieira.com.br
-
Ato de Bolsonaro no Rio reforça reação à censura e busca união da direita nas urnas
-
Entenda o papel da comissão do Congresso dos EUA que revelou os pedidos sigilosos de Moraes
-
PF usou VPN para monitorar publicações de Rodrigo Constantino no exterior
-
Brasileiro é o maior pagador de impostos do Paraguai: “É fácil de entender e mais barato”
Deixe sua opinião