• Carregando...

O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, admitiu, pela primeira vez, que o crescimento do PIB de 2005 não deverá atingir os 3,4% projetados pelo governo há alguns meses. Mas Palocci afirmou que o Brasil não vai mudar as linhas gerais da política monetária por causa da queda de 1,2% no Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre. Segundo o ministro, a economia brasileira segue na rota do crescimento sustentado.

- Nós não vamos alterar a política monetária, porque ela já mostrou duas vezes durante os últimos três anos que é muito eficiente - disse Palocci, que participou na capital britânica, como convidado, da reunião de ministros de Finanças do grupo dos sete países mais industrializados do mundo (G-7).

Palocci negou informações publicadas nesta sexta-feira de que membros do Banco Central (BC) teriam apontado, em conversas com o empresários, erros na metodologia do IBGE para o cálculo do PIB.

- De dois em dois anos você terá uma queda do PIB da agricultura no terceiro trimestre por causa da lavoura do café. É um efeito técnico da metodologia adotada pelo IBGE e não quer dizer erro nem apuração incorreta - afirmou o ministro (em São Paulo, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, também negou que membros da instituição tenham desqualificado os dados do IBGE).

Mais uma vez Palocci reconheceu que a política de juros altos - que segundo ele mostrou eficiência no combate à inflação - tem efeitos colaterais, mas o ministro ressaltou a importância de dois dados registrados no 3º trimestre: o crescimento de 0,8% no consumo das famílias (categoria que correspondente a 60% do PIB) e a queda da produção industrial.

Na avaliação de Palocci, "a renda real continua crescendo, o emprego formal continua crescendo e o consumo está sustentado."

- Quando você tem uma queda da produção industrial e o crescimento do consumo, ou está acontecendo um ajuste de estoque ou você está convocando a indústria para retomar a produção - frisou.

Palocci se encontrou nesta sexta-feira com o ministro da Fazenda britânico Gordon Brown e, com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, John Snow. Com ambos, o ministro discutiu a importância de evitar que termine em fiasco a próxima rodada de negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC), que começará no dia 13, em Hong Kong.

- A melhor resposta que as nações podem dar é uma nova etapa de abertura comercial - disse Palocci.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]