• Carregando...
Carlos Morassutti, diretor de Recursos Humanos da Volvo Brasil | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Carlos Morassutti, diretor de Recursos Humanos da Volvo Brasil| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Inscrições estão abertas até julho

As empresas que querem participar da pesquisa da Great Place To Work (GPTW) podem se inscrever no site da consultoria. Basta acessar o endereço www.gptw.com.br e clicar em "Faça sua inscrição gratuita", no topo da página. Após preencher o formulário e confirmar o termo de compromisso, a companhia receberá as instruções para realizar o levantamento.

O presidente da GPTW Brasil, Ruy Shiozawa, recomenda que as organizações se inscrevem até 7 de julho, para que haja tempo o suficiente para terminar os questionários. A avaliação das práticas e e política da organização, feita pela diretoria, deve ser entregue até 20 de julho. O relatório dos funcionários tem dois prazos, dependendo do tipo de entrega escolhida – se papel, a data limite é 20 de julho; se on-line, o prazo vai até o dia 20 de agosto.

Cerca de 30 dias após a entrega dos relatórios, a GPTW co­­me­­ça a enviar os resultados, afirma Shiozawa. Ele aconselha tanto empresa quanto colaboradores a serem os mais detalhistas possíveis em suas respostas. "Os funcionários devem preencher da maneira mais aberta possível ao questionário. É com base nessa opinião que a empresa poderá adotar uma série de ações para melhorar o clima organizacional", afirma ele.

O resultado das 20 primeiras colocadas no ranking estadual será conhecido em no­­vem­­bro, quando a Gazeta do Povo publica uma revista especial retratando as práticas e políticas de gestão utilizadas pela campeãs. O jornal realiza um evento, em Curitiba, para premiar os primeiros colocados.

  • Edição de 2010 da revista

As empresas paranaenses interessadas em avaliar a qualidade de seu ambiente de trabalho podem se inscrever na pesquisa das Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná 2011. As práticas internas de recursos humanos serão avaliadas pela consultoria internacional Great Place To Work. Em novembro, a Gazeta do Povo publica uma revista especial com as 20 companhias que receberem as maiores notas.

Todas as inscritas receberão uma análise dos resultados, independentemente da colocação no ranking. Para Carlos Morassutti, diretor de Recursos Humanos da Volvo Brasil, vencedora no ano passado, participar da pesquisa é uma oportunidade de usar uma ferramenta externa para avaliar o desempenho da organização na área de gestão de pessoas. "Se as empresas buscam um ambiente de trabalho agradável e prazeroso, elas precisam de métricas e instrumentos para medir se estão no caminho certo. A pesquisa é fundamental para dar um olhar externo sobre essas práticas", afirma ele.

A pesquisa é feita por meio de dois questionários – um para funcionários e um para a direção da empresa. O primeiro é chamado "Trust Index" (algo como índice de confiança), em que os colaboradores descrevem a realidade do dia a dia na companhia. Eles respondem a 58 perguntas sobre o reconhecimento de oportunidades, planos de cargos e salários e a relação com colegas e superiores, entre outras coisas. O resultado desse questionário equivale a 67% do cálculo da nota final da organização. A escolha dos funcionários é realizada por sorteio, dentro de uma amostra que represente fielmente o quadro de trabalhadores da empresa.

Na outra avaliação, chamada de "Culture Audit", a empresa detalha os políticas e benefícios usados, além de informar sobre a proteção no local de trabalho, remuneração e os programas de treinamento. Nesse caso, as respostas têm peso de 33% na média final da companhia.

"Só o fato de participar da pesquisa já mostra que a empresa está interessada em saber como os colaboradores veem o seu ambiente de trabalho, o que é muito positivo e passa confiança aos funcionários", diz Ruy Shiozawa, presidente do GPTW no Brasil. "O prêmio é uma consequência do bom trabalho que a empresa está desenvolvendo ao longo do tempo."

Pré-requisitos

A metodologia utilizada pela consultoria é aplicada em 46 países. "O padrão usado aqui é o mesmo utilizado internacionalmente. Uma empresa que ganha no Paraná, por exemplo, também poderia ganhar a pesquisa nos EUA, no Japão ou na França. É uma propaganda boa para a companhia e, pelo que temos visto, motiva muito os funcionários", afirma o executivo da GPTW.

Para participar do levantamento, a organização precisa ter no mínimo 50 funcionários, sede no Paraná e estar no mercado há pelo menos três anos. Após responder aos questionários, as empresas podem optar por receber uma análise simples das respostas ou uma mais complexas – neste caso, há um custo a ser negociado diretamente com a consultoria.

Vencedoras

No ano passado, as 20 primeiras colocadas foram, na ordem, Volvo, Pormade, Gazin, GVT, Embracon, Novozymes, Ecovia, Herbarium, Apetit e HSBC GLT, Pelissari, EBS Sistemas, Morena Rosa, Ecoca­taratas, Omar Camargo, DB1 Infor­mática, Sofhar, Datacoper, OpusMúltipla e Unicred.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]