• Carregando...

Quem está pensando em fazer um MBA mas ainda não tem certeza de qual é a melhor opção, a dica é aguardar alguns dias. No dia 11 de outubro, a edição número 100 da Revista Você S.A. vai trazer o ranking de qualidade desta modalidade de pós-graduação em todo o país, levantado após pesquisa feita pela ACNielsen, líder global em pesquisa de mercado. A publicação também trará um ranking inédito com as cinco melhores escolas de negócio do país.

Para produzir o Guia Você S/A - Os Melhores MBAs no Brasil, foram entrevistado 2.679 ex-alunos de 66 programas de MBAs do Brasil. Adiantando algumas informações que serão encontradas, foi constatado que para 81% desses entrevistados o curso aumentou a sua empregabilidade e 57% deles tiveram aumento de salário durante ou após o MBA.

Em Curitiba, instituições como Universidade Federal do Paraná (UFPR), e FAE oferecem MBAs. Na UFPR são cinco: MBA em Auditoria Integral, em Economia Empresarial, em Economia e Gestão da Tecnologia, em Finanças Corporativas e em Marketing for Business Advancement; na FAE são dois: MBA em Gestão Empresarial e Executivo In Management (Semi-internacional ou Internacional).

No interior do estado, os interessados encontram cursos na Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Gestão Empresarial, e na Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Gestão de Pequenas Empresas de Base Tecnológica.

Características

O MBA (Mestrado em Adminsitração de Negócios) é considerado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) uma especialização lato sensu. É destinada a profissionais de diversas áreas interessados em aprofundar seus conhecimentos na área de gestão empresarial. A diferença dos cursos de especialização está na metodologia adotada, uma vez que o MBA abrange várias áreas do conhecimento. Os MBAs norte-americanos equivalem a um curso de mestrado, por se enquadrarem na categoria stricto sensu.

Há também o MBA Júnior, que é destinado a pessoas que estão saindo da universidade e precisam associar o conhecimento teórico à prática profissional. Algumas instituições oferecem estes cursos em dois anos, um deles quando o aluno ainda está no último período da graduação.

A oferta destes cursos independe de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), porém deve atender às exigências da Resolução CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001, principalmente quanto ao credenciamento da instituição junto ao Ministério da Educação (MEC).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]