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Pesquisa do instituto GFK mostra que entre novembro do ano passado e maio deste ano foram vendidas 260 mil câmeras digitais nas lojas e magazines do Brasil. A maior surpresa ocorreu no mês de maio que registrou vendas apenas 7% inferiores a dezembro, tradicionalmente o mês recordista de venda de produtos fotográficos.

Com base nesses e em outros indicadores de mercado, o GFK estima que serão vendidas dois milhões de unidades em 2005. A pesquisa GFK mede as vendas nos grandes magazines e lojas (e sites associados). A estimativa do instituto é que essas essa parte do mercado - gerador de nota fiscal - encerre o ano com vendas de um milhão de unidades. E o que a parcela que chama de "mercado cinza" responda pela venda de mais um milhão de câmeras digitais.

- É sabido que a maioria das câmeras digitais não atinge o preço base para se declarar na receita federal quando se chega ao país (que é de 500 dólares), assim, muitos turistas entram com as que compraram lá fora e não declaram. O mesmo raciocínio vale para encomendas de sites internacionais de e-commerce; além das atividades do contrabando que são muito elevadas no Brasil para eletro-eletrônicos. Dessa forma, o mercado global do país poderá chegar a 2 milhões de unidades - diz José Guedes, executivo do GFK.

Outro fator que explica o grande crescimento de vendas das câmeras digitais é o preço em queda, sobretudo nos modelos mais simples. Para as câmeras digitais de 3 a 4 megapixels (campeãs de venda, com cerca de metade da comercialização no país, nos 7 meses de novembro a maio), a queda dos preços foi de 5,7% apenas em um mês. Para a categoria segunda colocada na preferência do consumidor brasileiro, a de 4 a 5 mepapixels (que bateu maio com 30,1% das vendas e com o maior crescimento relativo de todo o segmento), a queda foi ainda maior: chegou a 13% em 30 dias. Na média de todas as categorias, os preços vem recuando 2,2% menores a cada mês, informa o instituto.

A GFK também estima que o Brasil deverá consumir até 40 milhões de unidades de celulares no decorrer de 2005 e que os celulares com câmera representam 13% da produção nacional. Os números completos sobre o comportamento do mercado no primeiro semestre deste ano serão divulgados pelo GFK durante o PhotoImageBrazil 2005, que acontece, em São Paulo, entre os dias 9 e 12 de agosto.

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