Pesquisa encomendada ao Ibope pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) mostrou a continuidade do processo de crescimento e desenvolvimento da indústria de jornais no Brasil. Segundo os dados apresentados, em 2005, a circulação dos jornais cresceu, assim como a parcela dos leitores on-line. "A leitura de sites de jornais brasileiros tem aumentado na mesma proporção do crescimento da penetração da internet no país", diz a ANJ, acrescentando que alguns títulos chegaram a atingir recorde de leitores, considerando a somatória do consumo de informação em papel ou no ambiente on-line.
De acordo com a pesquisa, a leitura das edições on-line ajuda no crescimento do jornal, sendo que 48% dos entrevistados lêem jornal no papel e na internet, contra 47% que só lêem notícias no jornal impresso. No entanto, a proporção dos que lêem jornal apenas na internet é de apenas 1%.
Entre os dados analisados, a credibilidade prossegue como o maior diferencial do jornal para 74% dos analisados, perdendo apenas para os médicos e para as Forças Armadas como fontes confiáveis.
Análise inédita feita pelo IBGE, mostra que a participação dos jornais no bolo publicitário brasileiro é de 24%, o que representa um quarto desse mercado.
Segundo a ANJ, a pesquisa comprova, de maneira objetiva, o diferencial do jornal no processo de construção dos valores da sociedade brasileira.
O Ibope realizou, em agosto, uma Amostra Nacional com 2.002 entrevistas pessoais, junto à população brasileira de 16 anos ou mais.
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