• Carregando...

O secretário da Agricultura do Paraná, Orlando Pessuti, criticou na manhã desta sexta-feira a demora da divulgação do resultado final sobre a suspeita de febre aftosa no estado. Em nota divulgada na noite desta quinta-feira, o Ministério da Agricultura disse que ainda não havia descartado a possibilidade de foco de aftosa no Paraná.

Para o secretário, realmente não está descartado a possibilidade, pois o foco de aftosa está no Mato Grosso do Sul (MS), estado vizinho ao Paraná. Porém, ressaltou o secretário em entrevista à rádio CBN, que todas as medidas para evitar a entrada da doença estão sendo tomadas, mas que, até agora, ainda não houve confirmação de nenhum animal infectado no estado.

"É lógico que não estamos livres. Se não tomarmos precauções a doença pode chegar. Mas, mais de 20 dias depois, o estado ainda não recebeu nenhum comprovante da existência de aftosa", disse o secretário.

"Todos os laudos, até agora, deram negativos. Eu entendo que o Paraná não possui febre aftosa", afirmou Pessuti. Ao contrário do que afirma o secretário, o Ministério de Agricultura disse que o diagnóstico sobre o caso só pode ser conclusivo com a análise de mais fatores. E para isso seriam necessários mais alguns dias.

Durante a entrevista, Pessuti informou ainda que deverá se reunir com os pecuaristas e produtores de leite nos próximos dias para discutir os prejuízos causados pela suspeita da doença. Após o encontro, eles devem encaminhar ao Governo Federal pedidos de medidas para amenizarem as perdas.

Boi inteiro

O senador Osmar Dias (PDT-PR) fez um discurso no Senado, nesta quinta-feira, criticando a atuação do Ministério da Agricultura e do Laboratório Lanagro por causa da demora na divulgação do relatório sobre as análises de possíveis focos de aftosa no Paraná.

Dias afirmou que não se justifica a afirmação do laboratório de que seriam necessários mais exames pois o Centro de Estudos Superiores de Maringá (Cesumar) havia mandado um boi inteiro para exames. "Um boi inteiro, com cabeça, corpo, patas, rabo e até chifre" discursou o senador fazendo questão de mostrar que não eram simples coleta de material.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]