• Carregando...

O secretário da Agricultura do Paraná, Orlando Pessuti, vai se reunir nesta quarta-feira (21) com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, para discutir a questão da febre aftosa no estado.

O objetivo do secretário é que o ministério revogue a circular do dia 06 de dezembro, que afirma a existência da doença na Fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira, no Norte do Paraná.

A reunião foi marcada pelos deputados paranaenses que compõem a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, e contará com a presença das equipes técnicas da Secretaria de Agricultura do Estado de Abastecimento (Seab) e do ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O ministério, no entanto, não tem sinalizado a possibilidade de voltar atrás da decisão de reconhecer o foco, e não chegou a confirmar a reunião com os representantes do Paraná.

A proposta dos representantes paranaenses, segundo o deputado Cezar Silvestre (PPS-PR), é que o ministério decrete o estado como área livre de aftosa caso todos os exames probangs dêem negativo. Até agora 48 exames foram concluídos e todos deram negativo. Restam 161 resultados dos animais que estavam com suspeita da doença. A segunda proposta dos paranaenses, ainda segundo Silvestre, é que o Paraná concorde em sacrificar os animais da Fazenda Cachoeira. Se esta for a opção, pelas regras da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o estado recupera o status de área livre de aftosa em seis meses contados a partir do sacrifício.

Por enquanto, foram tomadas as medidas sanitárias necessárias, como a montagem de barreiras na Fazenda Cachoeira e a delimitação de área de risco em um raio de dez quilômetros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]