• Carregando...

A Petrobras confirmou a comercialidade de três novos campos de petróleo e gás descobertos pela empresa no na Bacia de Santos e no Espírito Santo. As declarações de comercialidade dos campos Uruguá e Tambaú, na Bacia de Santos, e de Canapu, no mar do Espírito Santo, foram encaminhadas pela estatal à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira.

Todos os novos campos são operados com exclusividade pela Petrobras, que possui 100% das concessões. Com estas já são cinco as declarações de comercialidade de campos de óleo e gás efetivadas pela Petrobras em 2005. As outras duas foram o campo gigante de Papa-Terra, na Bacia de Campos, e Inhambu, na Bacia Terrestre do Espírito Santo.

Os campos de Uruguá e Tambaú estão situados na Bacia de Santos, em frente à cidade do Rio do Janeiro, a 160 quilômetros da costa, em uma lâmina d'água (distância entre a superfície e o fundo do mar) de 1 mil a 1,4 mil metros, e são resultantes dos planos de avaliação do antigo Bloco BS-500.

O campo de Uruguá é constituído por uma acumulação de petróleo leve e outra de gás. Em nota, a Petrobras não informou quais são as estimativas de reservas recuperáveis de óleo e gás no campo, mas disse que as estimativas são de que haja 467 milhões de barris de óleo equivalente (boe - medida que inclui óleo e gás) de petróleo e gás in situ (volume total existente no campo, mas que não é completamente recuperável).

Já as estimativas para as reservas in situ do campo de Tambaú é de 48,5 bilhões de metros cúbicos de gás (volume que equivale a 305 milhões de barris de óleo equivalente). Segundo a estatal, só foram informados os volumes in situ porque ainda é necessária a realização de mais estudos para a definição do volume recuperável. A companhia acrescenta que a área dos campos ainda é pouco conhecida geológicamente e, por isso, não pode ainda estimar qual o fator de recuperação do óleo e gás in situ.

Na declaração de comercialidade do campo gigante Papa-Terra, feita no início da semana, segundo a Petrobras, estão indicados os volumes recuperáveis, por se tratar de uma bacia sedimentar (Bacia de Campos) bem conhecida com maior densidade de poços perfurados. A companhia estimou que no campo Papa-Terra tenha de 700 milhões a 1 bilhão de barris de petróleo recuperáveis.

Já o campo de Canapu, na bacia marítima do Espírito Santo, tem reservas de óleo e gás in situ estimadas em cerca de 100,7 milhões de boe in situ. Canapu está localizado a 100 quilômetros a nordeste do litoral da cidade de Vitória e 17 quilômetros a leste do campo de óleo de Golfinho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]