• Carregando...

A Petrobras anunciou nesta terça-feira a viabilidade comercial de um novo campo de petróleo ao sul da Bacia de Campos. O campo é considerado "gigante" pela estatal, equivalente a quase 10% das reservas nacionais somadas, mas tem óleo de grau 14º a 17º API, considerado muito pesado pelos especialistas (mais próximo de 50 API, mais leve). Quanto mais pesado o óleo, maiores são os custos para extração e refino.

Leia, a seguir, a íntegra do comunicado da empresa:

"A Petrobras encaminhou à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a declaração de comercialidade do campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos.

Avaliações preliminares indicam que o novo campo, localizado no Plano de Avaliação do antigo bloco BC-20, ao Sul da Bacia de Campos, é um campo gigante, com potencial de volume recuperável estimado entre 700 milhões e 1 bilhão de barris de óleo equivalente.

O poço descobridor 4-BRSA-2180-RJS encontra-se a 1.200 metros de lâmina d'água, revelando a presença de óleo de 14º a 17º API.

Essa é uma área operada pela Petrobras, que detém 62,5% da concessão adquirida em consórcio com a Chevron Overseas do Brasil Ltda em 1998, que participa com 37,5% dos investimentos.

A delimitação preliminar do novo campo, descoberto em 2003, resultou da perfuração de cinco poços, além do pioneiro. E também da aquisição de 30 mil quilômetros de linhas sísmicas.

A expectativa da Petrobras é que o novo campo possa começar a produzir no final de 2011 dando uma contribuição importante para a produção brasileira de óleo e gás".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]