• Carregando...

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior do Ministério da Educação (Capes) aprovou, nesta terça-feira (24), 21 novos cursos de pós-graduação. São 16 de mestrado, quatro de doutorado e um de mestrado profissional. Deste total, apenas um curso é do Paraná. Trata-se do mestrado em Ciências Jurídicas, do Centro Universitário de Maringá (Cesumar).

"Em menos de um ano conseguimos analisar quase a totalidade dos 450 projetos de criação de cursos de mestrado, doutorado e mestrado profissional apresentados no ano de 2004. Com esse resultado atingimos 96% do total. O nosso objetivo é agilizar ainda mais o processo", disse o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro.

O reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva, procurado pelo TudoParaná, prefere não se pronunciar sobre o assunto até que saia oficialmente a resolução do MEC.

Segundo o site da Capes, das 40 propostas avaliadas, 16 não foram recomendadas, e seis terão direito a recorrer nos próximos 30 dias. De acordo com a coordenadora de Acompanhamento e Avaliação da Capes, Rúbia Silveira, 11 propostas do ano passado ainda faltam ser analisadas.

Entre os cursos recomendados, destaca-se o doutorado de Filosofia que terá sede na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O projeto de criação do programa só foi possível graças à uma associação entre a universidade paraibana, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para a coordenadora, este é um modelo de parceria. "Se cada uma das instituições fosse apresentar uma proposta não conseguiria a qualidade exigida, pois não teriam condições de manter um corpo docente forte. Com a iniciativa conjunta houve uma consolidação de força e acabaram obtendo a aprovação". O curso conseguiu alcançar conceito quatro - considerado um bom desempenho. A região amazônica é outro exemplo. A Universidade Federal do Amazonas recebeu aprovação para criação dos cursos de mestrado e doutorado sobre a diversidade biológica. Para a coordenadora, o programa é de extrema importância para a região, porque irá desenvolver atividades multidisciplinares, contribuir para descobertas de novas plantas e aprofundar o estudo do bioma regional. A instituição amazonense também recebeu recomendação para a implementação de mestrado em engenharia elétrica.

Após a recomendação da Capes, os cursos receberão o reconhecimento do Conselho Nacional de Educação (CNE). E o total de 2.972 cursos de pós-graduação existentes hoje no país passará a ser de 2.993.

Veja quais foram os cursos recomendados

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]