i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Recomendados

Pós-graduação ganha mais 21 novos cursos no país

  • PorTudoParaná
  • 27/05/2005 21:01

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior do Ministério da Educação (Capes) aprovou, nesta terça-feira (24), 21 novos cursos de pós-graduação. São 16 de mestrado, quatro de doutorado e um de mestrado profissional. Deste total, apenas um curso é do Paraná. Trata-se do mestrado em Ciências Jurídicas, do Centro Universitário de Maringá (Cesumar).

"Em menos de um ano conseguimos analisar quase a totalidade dos 450 projetos de criação de cursos de mestrado, doutorado e mestrado profissional apresentados no ano de 2004. Com esse resultado atingimos 96% do total. O nosso objetivo é agilizar ainda mais o processo", disse o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro.

O reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva, procurado pelo TudoParaná, prefere não se pronunciar sobre o assunto até que saia oficialmente a resolução do MEC.

Segundo o site da Capes, das 40 propostas avaliadas, 16 não foram recomendadas, e seis terão direito a recorrer nos próximos 30 dias. De acordo com a coordenadora de Acompanhamento e Avaliação da Capes, Rúbia Silveira, 11 propostas do ano passado ainda faltam ser analisadas.

Entre os cursos recomendados, destaca-se o doutorado de Filosofia que terá sede na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O projeto de criação do programa só foi possível graças à uma associação entre a universidade paraibana, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para a coordenadora, este é um modelo de parceria. "Se cada uma das instituições fosse apresentar uma proposta não conseguiria a qualidade exigida, pois não teriam condições de manter um corpo docente forte. Com a iniciativa conjunta houve uma consolidação de força e acabaram obtendo a aprovação". O curso conseguiu alcançar conceito quatro - considerado um bom desempenho. A região amazônica é outro exemplo. A Universidade Federal do Amazonas recebeu aprovação para criação dos cursos de mestrado e doutorado sobre a diversidade biológica. Para a coordenadora, o programa é de extrema importância para a região, porque irá desenvolver atividades multidisciplinares, contribuir para descobertas de novas plantas e aprofundar o estudo do bioma regional. A instituição amazonense também recebeu recomendação para a implementação de mestrado em engenharia elétrica.

Após a recomendação da Capes, os cursos receberão o reconhecimento do Conselho Nacional de Educação (CNE). E o total de 2.972 cursos de pós-graduação existentes hoje no país passará a ser de 2.993.

Veja quais foram os cursos recomendados

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.