• Carregando...

Fazer uma pós-graduação é algo necessário, que aumenta as oportunidades no mercado de trabalho e ajuda o profissional a progredir na carreira. Na área artística não é diferente. Seja com Música, Artes Plásticas, Teatro ou Cinema, muitos profissionais estão buscando nas especializações a capacitação necessária para uma melhor atuação.

É o caso de Rossano Silva, 29 anos, que fez Pós-Graduação em Fundamentos do Ensino da Arte na Faculdade de Artes do Paraná (FAP), após ter se graduado em Licenciatura em Desenho, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Atualmente, ele é professor substituto na própria FAP. "A especialização com certeza me ajudou a entrar nessa vaga", afirma Silva.

A FAP oferta regularmente cursos diferentes, conforme a demanda dos estudantes. Neste mês de novembro, há dois cursos em andamento: Especialização em Dança e Especialização em Música Popular Brasileira. "As pós-graduações têm tudo o que o Ministério da Educação pede e, além disso, contamos com a participação de professores convidados a cada ano", explica a assessora de Pesquisa e Pós-Graduação da instituição, Mônica de Souza Lopes.

Mônica também ressalta que uma das maiores dificuldades na área é considerar a arte também como foco de produção científica. Ela diz que há pouco material acadêmico sobre as áreas artísticas. "Por outro lado, isso também faz com que se utilize muito mais conteúdo de outras áreas de estudo nas artes, o que torna os cursos bastante interdisciplinares", explica.

Outra ponto problemático para o público é a necessidade de conhecimentos prévios para entrar nos cursos que envolvem práticas artísticas, como Dança e Música. "É necessário comprovar conhecimentos nessas áreas para poder usufruir desses cursos. Em caso de dúvidas, podem ser realizadas entrevistas com os candidatos", afirma Mônica.

Mais informações sobre os cursos da FAP podem ser obtidas pelo e-mail posfap@yahoo.com.br, ou pelos telefones (41) 3250-7330 e (41) 3250-7331, das 12h às 18h.

Belas artes

Na Embap também há pós-gradações. As inscrições para os cursos de Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea e Especialização em Educação Musical foram abertas no início de outubro. Segundo a Vice-Diretora da instituição, Solange Garcia Pitangueira, o perfil dos alunos é bastante variado, mas a grande maioria é composta por profissionais em busca de aprofundamento.

Em ambos os cursos, também há a preocupação com a produção científica. "Já no ingresso, o aluno deve apresentar um memorial descritivo explicando suas pretensões em relação à pesquisa a ser desenvolvida", explica Solange. Demais informações sobre os cursos podem ser encontradas no site da Embap.

Cinema

Com 10 anos de atividade, a Especialização em Cinema da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) foi a primeira da área em Curitiba. "Na época o projeto de uma pós-graduação em cinema foi bastante criticado. No entanto, a procura foi aumentando e o curso foi dando certo", conta a coordenadora do curso, Denize Araújo.

Denize explica também que o perfil dos alunos que freqüentam a especialização é variado. Já participaram médicos, advogados, e nos últimos anos têm aumentado a procura por parte de pessoas que já são realizadores. "Aceitamos todos que tenham interesse. A condição essencial para ingressar é gostar muito de cinema", explica.

A professora ainda ressalta que o ponto forte da especialização é o corpo docente. Além dos professores regulares, como o documentarista Eduardo Baggio e do cineasta Jorge Furtado, o curso já recebeu a visita do produtor e cineasta americano Francis Ford Coppola, em agosto de 2003, numa rápida visita ao Brasil.

Como parte das disciplinas do curso, os alunos também realizam uma viagem para o Festival de Gramado, no Rio Grande do Sul, ou para a Mostra de Cinema de São Paulo, na capital paulista, conforme interesse da turma. As inscrições para a pós-graduação em Cinema da UTP devem ser abertas a partir do dia 5 de novembro. Mas informações sobre o curso podem ser encontradas no site da instituição ou com a professora Denize, por meio de e-mail denizearaujo@hotmail.com.Literatura

Poucos sabem, mas até a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) possui especializações artísticas. A instituição oferece regularmente cursos na área de literatura brasileira e literatura dramática. "A instituição ficou muito marcada como técnica, mas não é bem assim", explica a coordenadora da Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional Angela Maria Rubel Fanini.

Ângela explica que o perfil dos estudantes é heterogêneo, o que é muito produtivo em sala de aula. Por se tratar de um curso que busca articulações multidisciplinares, os diferentes pontos de vista enriquecem o debate. "Não é um curso focado na parte técnica. É bem mais generalista. Qualquer pessoa que tenha interesse na literatura brasileira e na história do país pode participar", explica. "Temos atendido uma demanda muito grande pelo enriquecimento cultural destas pessoas", completa.

Outro curso ofertado regularmente pela UTFPR é a Especialização Literatura Dramática e Teatro. Mais informações podem ser obtidas no site da instituição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]