• Carregando...

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação, aprovou no último dia 23 seis novos cursos de mestrado. Os projetos são nas áreas de Direito, Administração, Economia e Multidisciplinar.

Um dos cursos aprovados é do Paraná: o mestrado em Direito das Faculdades Integradas Curitiba (FIC). Os outros mestrados reconhecidos foram de Economia, da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (MG); de Administração, da Faculdade Novos Horizontes (MG); de Desenvolvimento e Planejamento Territorial, da Universidade Católica de Goiás (GO); de Estética e Filosofia da Arte, da Universidade Federal de Ouro Preto (MG); e Ciência da Família, da Universidade Católica de Salvador (BA). Todos receberam conceito três, nota mínima para abertura de curso.

Segundo o diretor acadêmico da FIC, Rainer Czaikowski, um curso não recomendado deixa o programa irregular e os diplomas não valem nada. "A Capes é muito rigorosa - e tem de ser - em recomendar os cursos, para garantir a qualidade do ensino. Essa notícia é muito boa para o Paraná, pois em Curitiba só tínhamos mestrados em Direito na PUC (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e na UFPR (Universidade Federal do Paraná)", explica.

Czaikowski lembra que o mestrado em Direito foi implantado em 2001 na faculdade, mas apenas uma turma foi formada pois ainda faltava o reconhecimento oficial. O diretor adianta que ainda não há previsão de quando estarão abertas as inscrições para novas turmas, já que a intenção agora é terminar a formação de quem está estudando. Os primeiros alunos precisam ainda defender a dissertação de mestrado para conquistar o diploma.

No Paraná, outras instituições que oferecem mestrados em Direito são a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Paranaense (Unipar), além da PUC-PR e UFPR.

Números

No total, foram analisadas 13 propostas que tiveram pedidos de reconsideração apresentados pelas instituições de ensino superior. Os projetos de novos cursos foram apresentados em 2004 e passaram por análise dos consultores das respectivas áreas.

No ano passado, foram encaminhadas à Capes 450 propostas de criação de cursos novos de mestrado, doutorado e mestrado profissional. Nos últimos três anos, foi aprovada a criação de 582 novos cursos no país. Com os novos mestrados reconhecidos, o total de cursos de pós-graduação existentes hoje no país passa a ser de 3.143.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]