Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gestão de pessoas

Práticas para um ambiente melhor

Empresas com as melhores práticas de recursos humanos se apoiam em ferramentas conhecidas e se diferenciam pela capacidade de ter foco no desenvolvimento

Bruno Fernandes, consultor em gestão de pessoas e professor de Administração da Universidade Positivo | Divulgação
Bruno Fernandes, consultor em gestão de pessoas e professor de Administração da Universidade Positivo (Foto: Divulgação)

Fazer parte do grupo das melhores empresas para se trabalhar é o desejo de muitas companhias, mas chegar lá exige muito mais do que algumas práticas isoladas de gestão de pessoas. Embora não exista uma receita universal que se aplique a todas as empresas indiscriminadamente, é possível dizer que a trilha para o sucesso vem da combinação de práticas de gestão consagradas e com o foco da organização no desenvolvimento de um ambiente melhor.

Há seis anos, o consultor em gestão de pessoas e professor de Administração da Universidade Positivo (UP) Bruno Fernandes analisa as práticas das melhores empresas para se trabalhar, utilizando o banco de dados do ranking feito pela Fundação Instituto de Administração (FIA), da Universidade de São Paulo (USP), para a Revista Exame. Estudioso do assunto há mais de uma década, ele afirma que há uma relação direta entre práticas de gestão de pessoas que ele define como mais sofisticadas e bons ambientes para se trabalhar. "Analisando a pesquisa há vários anos, é possível perceber a estabilidade dessa relação nas empresas bem avaliadas por seus funcionários", diz.

Em geral, são ações já conhecidas da maioria das organizações. A diferença está na forma como as ferramentas são usadas pelas empresas. Na prática, isso implica gastar um pouco mais de energia para garantir processos estruturados de recrutamento e seleção, sistemáticas de avaliação de desempenho, investimento em treinamento e desenvolvimento, planos de carreira e políticas de remuneração. Tudo isso atrelado ao desenvolvimento do profissional. "Algumas vezes as empresas conduzem a gestão de pessoas de maneira muito informal, intuitiva, sem uma política clara. Não funciona quando o objetivo é criar um bom ambiente de trabalho", ressalta Fernandes.

As empresas que esperam fórmulas prontas tendem a se decepcionar. Não existem práticas de gestão de pessoas universais que se apliquem a todas às empresas indiscriminadamente, garante o consultor. O que as companhias com os melhores ambientes de trabalho fazem é olhar para o mercado de trabalho, para a sua realidade e seu setor e desenhar ações de gestão de pessoas específicas e alinhadas com os seus objetivos, tentando sempre equalizar as expectativas da organização e dos funcionários.

Segundo Fernandes, um denominador comum é a forte crença dessas organizações na importância das pessoas para realizar e obter resultados para o negócio. E isso muda a forma como a gestão é feita.

Estar no ranking das melhores ajuda a criar uma marca extremamente favorável do ponto de vista da atratividade: a empresa passa a ser objeto de desejo dos profissionais. "Isso dispara uma lógica muito interessante: a empresa atrai bons profissionais, suas práticas melhoram e tudo isso impacta positivamente o desenvolvimento da empresa", afirma.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.