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O coordenador do Fórum Nacional dos Procons, Archimedes Pedreira Santos, defendeu nesta quinta-feira, em audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, que sejam instalados medidores nos aparelhos telefônicos, a exemplo do que ocorre no setor de energia. Segundo ele, mesmo que a partir de janeiro seja modificada a forma de contagem das ligações - mudando de pulso para minuto -, o consumidor não tem como controlar o que gastou. Para ele, isso tem sido um grande problema do setor porque o consumidor não reconhece a cobrança e fica a palavra dele contra a da empresa, já que não há como comprovar o consumo.

Archimedes apontou ainda o atendimento pessoal como um dos grandes problemas para o usuário. Segundo o coordenador do Fórum, as operadoras descumprem a exigência da Anatel no atendimento ou delegam para terceiros essa obrigação. Segundo ele, algumas empresas têm convênio com os Correios, mas os funcionários não têm qualificação para esse tipo de atendimento.

Um terceiro problema apontado por ele ocorreria em São Paulo. Segundo ele, a Telefônica não permite em sua área de atuação que os consumidores façam ligações interurbanas por códigos de seleção de outras operadoras. O presidente da Anatel, Elifas Gurgel, disse que a agência já detectou esse problema e abriu processo administrativo contra a empresa. Disse ainda que é uma prática anticompetitiva contra a qual a Anatel tem sido rigorosa. Segundo a área técnica da Anatel, o problema foi identificado principalmente em telefones públicos.

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