• Carregando...

A produção e as vendas da indústria paulista caíram em outubro na comparação com setembro. O Indicador do Nível de Atividade (INA) registrou no mês passado queda de 0,1%, sem ajuste sazonal. Com ajuste, a queda foi maior, de 0,9%. As vendas reais apresentaram redução de 1,8% no período. Na comparação com outubro do ano passado, o INA apresentou queda de 1,8%, também sem ajuste sazonal.

No acumulado de janeiro a outubro deste ano, a produção apresenta aumento de 2,1% em relação a 2004. As vendas reais registram alta de 13%.

Em outubro, a indústria paulista trabalhou com 80,4% de sua capacidade instalada, pouco menos do que em setembro, quando o uso foi de 80,8%. Em outubro do ano passado, a ociosidade era menor, pois a indústria usou 82,8% da capacidade instalada.

O destaque de outubro foi o setor de alimentos e bebidas, que teve queda de 3,3% na produção em relação a setembro (sem ajuste). Houve queda também em veículos automotores, de 7%. Já o setor de minerais não-metálicos apresentou alta de 8,6%.

Os salários reais pagos pela indústria paulista tiveram pequena alta, de 0,1%, em outubro e as horas trabalhadas subiram 0,2%. De janeiro a outubro, o total de salários pagos teve alta de 11,5%. O salário real médio subiu 6,5% no período.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]