• Carregando...

Imagino que todas as pessoas pensem em mudanças para o novo ano. Superstições como começar o ano com roupa nova ou de determinada cor, comer lentilhas na virada do ano ou subir escada comendo uvas estão entre elas e revelam nossas crenças.

Entre os planos constam mudanças de hábitos nocivos como vida sedentária, fumar ou emagrecer. Estes são hábitos difíceis de se desenraizar e exigem disciplina e força de vontade. Outros dizem respeito à vida profissional como ingressar em novos cursos, aprender um novo idioma, iniciar novos projetos no trabalho.

Além desses, outro bastante relevante é o que se refere ao desenvolvimento interior, menos lembrado porque para se alcançar resultados é preciso maior força de vontade, muita disponibilidade e uma certa dose de renúncia. No entanto, sem dúvida nenhuma, é ele que pode trazer intensa satisfação, mesmo com modestos resultados. O prazer, que é fugaz, e a satisfação que é mais consistente encontram nas ações interiores, de natureza espiritual, maior poder de transformação. Pessoas que têm paz dentro de si expandem harmonia. Essa inteireza como pessoa se reflete profundamente nos hábitos que se tornam mais fáceis de mudar. Uma pessoa espiritualizada consegue mudar rotinas alimentares por entender e sentir, de fato, que o corpo como instrumento de suas ações precisa de equilíbrio. Nunca estará preocupada em parecer mais bela exteriormente, ou mais magra. Antes, mais saudável. Em tempos em que a angústia está acirrada, a ansiedade e o estresse andam em polvorosa e o tempo parece estar mais escasso, cuidar da alma, faz bem. Dentre os projetos escalonados para 2006 o cuidado de si mesmo, sobretudo o cuidado interior pode ser a grande saída para a solução de muitos problemas e, porque não, de melhores resultados ao final do ano. E o que seria melhores resultados senão a paz de espírito em tempos em que ele anda tão castigado? Cada um tem dentro de si respostas para seus males. Nada melhor do que se permitir o silêncio para encontrar caminhos. Nada melhor e mais produtivo no trabalho do que realizar aquilo que se gosta. E o que pode ser melhor do que cuidar de si mesmo?

Maria Christina de Andrade Vieira, empresária e escritora, autora de Herança (Ed.Senac-SP), Cotidiano e Ética: crônicas da vida empresarial (ed. Senac-SP).chris@onda.com.br www.andradevieira.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]