i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Não é feedback, viu!

Quando foi a última vez que você elogiou um colega de trabalho?

Um estudo mostrou que os benefícios de dizer coisas agradáveis sobre os seus colegas – e diretamente para eles - vão muito além de up grade na autoestima deles

  • PorDa Redação
  • 31/08/2017 16:01
 |
| Foto:

Quem é que não gosta de receber um elogio no trabalho, não é mesmo? Mas infelizmente essa é uma atitude cada vez mais rara no mundo profissional. Na correria do dia a dia e imersas na pressão por metas e resultados, as pessoas perdem oportunidades de destacar os pontos fortes de seus colegas – e isso é um erro. 

Não, não estamos falando aqui do tradicional feedback dado, predominantemente, pelas chefias, mas daquele elogio sincero e despretensioso sobre algo que você admira e valoriza nos seus colegas, algo que pode ser feito informalmente a qualquer momento. 

LEIA MAIS: A habilidade mais buscada pelo mercado. Será que você tem?

Um estudo publicado pela Harvard Business Rewiew mostrou que os benefícios de dizer coisas agradáveis sobre os seus colegas – e diretamente para eles – vão muito além de up grade na autoestima deles, ou seja, têm um impacto positivo no relacionamento e no desempenho da equipe no ambiente de trabalho, com mais engajamento e senso coletivo de pertencimento e propósito. 

Quando foi a última vez que você elogiou um colega de trabalho? De acordo com a publicação norte-americana, todos os dias nós temos a oportunidade de ajudar os outros criar significado positivo na forma como nos comunicamos sobre (e com) os nossos colegas. 

“Quando alguém menciona o seu trabalho em um e-mail e te chama de “supertalentoso”, ou fala sobre sua força única de se conectar com os clientes, você está mais propenso a sentir que o seu trabalho tem um significado”, diz o texto da HBR.

Veja quatro dicas para não perder a chance de elogiar seus colegas:

Crie primeiras impressões positivas

Não é mito. As primeiras impressões se fixam rapidamente tanto em relação a você quanto em relação à forma como você fala dos seus colegas de trabalho para outras pessoas. Portanto, preocupe-se em falar positivamente das pessoas, destacando seus pontos fortes e descrevendo-os como alguém que os outros gostariam de conhecer. Isso é especialmente importante quando você está introduzindo uma pessoa nova na equipe. Neste caso, por exemplo, é possível enviar um e-mail à equipe para apresentá-la, destacando o conhecimento e pontos fortes que ela esta trazendo para a empresa. 

LEIA MAIS: Como transformar o emprego possível no “dos sonhos”

Comunique o valor que cada profissional traz para a equipe

Dentro de uma equipe, cada profissional têm competências diferentes que agregam ao todo. A pesquisa constatou que o compartilhamento de pontos fortes e contribuições dos membros do grupo reforça o vínculo e melhora a capacidade de troca de informações. Isso é especialmente importante quando um novo profissional se junta ao time. Detalhar as qualificações das pessoas e elogiar competências tende a despertar nos demais o desejo de interagir e se conectar. Quando isso é feito de maneira equilibrada entre todos os membros da equipe, gera um senso coletivo de propósito e pertencimento em que cada um reconhece o valor do outro. Isso pode fazer uma grande diferença na forma como eles se sentem sobre si mesmos e seu trabalho.

Elogie seus colegas que têm “menos voz”

Fazer um elogio sincero àqueles profissionais que são minoria e têm “pouca voz” dentro da empresa tem um efeito positivo e transformador para essas pessoas que, de forma intencional ou não, são interrompidas e silenciadas no dia a dia do ambiente de trabalho. Quando alguém é colocado para baixo por outros ou está lutando para ser ouvido, nós temos a oportunidade de desenvolvê-los ao falar sobre eles de forma positiva. 

LEIA TAMBÉM: Paranaense derrota 120 mil concorrentes e conquista “emprego dos sonhos”

Nunca é tarde para fazer um elogio sincero

Não perca a oportunidade de fazer um elogio sincero a um colega de trabalho, especialmente se ele estiver de saída da empresa. Independente se foi ou não escolha dele deixar a companhia, aproveite a sua saída para criar significado para este profissional num momento de ruptura que pode ser bastante difícil. Ressalte seus pontos fortes e como eles foram valiosos para o desempenho da equipe e se coloque à disposição para ajudá-lo caso esteja ao seu alcance.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.