• Carregando...
Palácio do Itamaraty, em Brasília: candidatos podem  ser graduados em qualquer área do conhecimento | Xenïa Antunes/Creative Commons
Palácio do Itamaraty, em Brasília: candidatos podem ser graduados em qualquer área do conhecimento| Foto: Xenïa Antunes/Creative Commons

O Instituto Rio Branco (IRBr/DF) abre as inscrições amanhã para o concurso com 26 vagas de diplomata, conhecido por ser um dos mais concorridos do país. O órgão reserva duas chances a candidatos portadores de necessidades especiais. O salário inicial da carreira é de R$ 12.962,12.

Os interessados devem ter ensino superior completo em qualquer área do conhecimento, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (no caso de concorrentes do sexo masculino), entre outras exigências.

Os aprovados deverão exercer atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

Como participar

As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 22 de fevereiro no site do Cespe/UnB (www.cespe.unb.br). O valor da taxa de participação é de R$ 150. Durante esse período, candidatos que são membros de família de baixa renda e estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa.

Etapas

O concurso será constituído de quatro fases: provas objetivas, avaliações escritas de português, exames escritos de história do Brasil, geografia, política internacional, inglês, noções de economia e noções de direito geral e internacional público, além de testes escritos de espanhol e francês.

A primeira etapa deverá ocorrer no dia 10 de abril, às 10h e às 15h, em locais que serão informados a partir de 30 de março. A segunda está agendada para 8 de maio, às 14 h.

Já a terceira fase será dividida em seis dias: história do Brasil (25 de junho); inglês (26 de junho); geografia (2 de julho); política internacional (3 de julho); noções de direito e direito internacional público (9 de julho) e noções de economia (10 de julho) – todas às 9 h.

Locais

O exame de idiomas está previsto para 10 de julho, no período da tarde. Todas as etapas serão realizadas simultaneamente em Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Manaus (AM), Na­­tal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]