• Carregando...

A soja, que até este ano respondia por 1,47% do Índice de Preços no Atacado (IPA) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a partir de janeiro de 2006 terá peso de 4,49%. A FGV explicou, nesta quinta-feira, a mudança nas ponderações dos produtos agrícolas no atacado de seus índices de inflação.

Enquanto a soja ganhou espaço, ocupando o primeiro lugar nos itens de maior peso, os bovinos, que até este ano eram os mais importantes do IPA agrícola, pederam participação: de 4,55% para 3,39%. A cana-de-açúcar, que tinha peso de 1,94%, subiu para 2,06%, passando da quarta para a terceira posição nos itens de maior participação. E o milho responderá por 1,95% do IPA, contra 1,53% antes.

Segundo Salomão Quadros, coordenador de Análises Econômicas da FGV, as novas ponderações foram calculadas com base nas pesquisas do IBGE sobre a produção agropecuária dos municípios brasileiros. Como a soja ganhou participação na agricultura nacional nos últimos anos, seu peso ficou maior na inflação. As ponderações atuais do IPA agrícola estavam sem atualização há cinco anos. Quadros explicou que, daqui para frente, a FGV tentará atualizar o índice da agricultura anualmente. O IPA responde por 60% dos Índices Gerais de Preços (IGPs) da FGV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]