i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Maria Christina de Andrade Vieira

Temas recorrentes: motivação, qualidade, liderança

  • Por
  • 28/04/2006 13:24

Alguns temas são permanentes nas empresas como a qualidade, a motivação e a liderança. Como parecem simples e como tornam difíceis na execução!

A motivação pode ser tratada de duas formas: uma delas, a própria e a outra se refere a como motivar os outros. Curiosamente, quando se pede treinamentos de motivação, nem sempre essa distinção é feita. Ora, se a pessoa, ela própria, está desmotivada, não consegue mobilizar ninguém. Parece óbvio, mas deve-se ter claro que a solução deve ser distinta.

Uma equipe desmotivada ou um grupo sob uma mesma liderança encontra-se fragilizado porque razão? Identificar a causa pode ser o início da mudança. Cabe aos líderes motivar suas equipes e isso se expressa num modo de agir, falar, comunicar e conduzir os liderados.

É preciso acreditar no projeto a ser implantado, nos processos, na gestão e, sobretudo, na própria capacidade de condução.

A qualidade é intrínseca à sobrevivência do cargo e da empresa, mas é incrível como nem todos perceberam! A qualidade nos serviços prestados é o diferencial possível, pois se imitam produtos e preços, mas nunca pessoas. Como "copiar" metodologias de implantação de qualidade, em se tratando de empresas com cultura diferentes? Como criar consciência da qualidade e ir além, convencendo equipes que ela é um movimento que exige renovação contínua e eterna?

A excelência é uma necessidade na ação de lideranças e em geral, não precisa ser ensinada porque está impregnada nos genes daqueles que a praticam como condição. O que nem todos percebem é que, por vezes, se afogam no cotidiano e não param para refletir e criar um distanciamento que permita identificar a origem de seus problemas.

A liderança exige competências que podem ser aprimoradas ao longo da carreira. Claro que líderes não só, são motivados, assim como mobilizam muitas pessoas ao mesmo tempo. Têm energia e tônus suficientes para "carregar" empresas nas costas oferecendo ambiente agradável, excelência em tudo que fazem, orgulho nas equipes, diferencial no mercado, resultados que surpreendem.

A motivação, a qualidade e a liderança são temas recorrentes nos treinamentos porque dentre os aspectos comportamentais a serem considerados estão entre os mais relevantes. Pode-se dizer que são pré-requisitos para qualquer gestão ideal ou, pelo menos, satisfatória. Maria Christina de Andrade Vieira, empresária, palestrante e escritora, autora de Herança e Cotidiano e Ética: novas crônicas da vida empresarial (2001-2005) (Ambos Ed. Senac-SP).

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.