• Carregando...

Alguns temas são permanentes nas empresas como a qualidade, a motivação e a liderança. Como parecem simples e como tornam difíceis na execução!

A motivação pode ser tratada de duas formas: uma delas, a própria e a outra se refere a como motivar os outros. Curiosamente, quando se pede treinamentos de motivação, nem sempre essa distinção é feita. Ora, se a pessoa, ela própria, está desmotivada, não consegue mobilizar ninguém. Parece óbvio, mas deve-se ter claro que a solução deve ser distinta.

Uma equipe desmotivada ou um grupo sob uma mesma liderança encontra-se fragilizado porque razão? Identificar a causa pode ser o início da mudança. Cabe aos líderes motivar suas equipes e isso se expressa num modo de agir, falar, comunicar e conduzir os liderados.

É preciso acreditar no projeto a ser implantado, nos processos, na gestão e, sobretudo, na própria capacidade de condução.

A qualidade é intrínseca à sobrevivência do cargo e da empresa, mas é incrível como nem todos perceberam! A qualidade nos serviços prestados é o diferencial possível, pois se imitam produtos e preços, mas nunca pessoas. Como "copiar" metodologias de implantação de qualidade, em se tratando de empresas com cultura diferentes? Como criar consciência da qualidade e ir além, convencendo equipes que ela é um movimento que exige renovação contínua e eterna?

A excelência é uma necessidade na ação de lideranças e em geral, não precisa ser ensinada porque está impregnada nos genes daqueles que a praticam como condição. O que nem todos percebem é que, por vezes, se afogam no cotidiano e não param para refletir e criar um distanciamento que permita identificar a origem de seus problemas.

A liderança exige competências que podem ser aprimoradas ao longo da carreira. Claro que líderes não só, são motivados, assim como mobilizam muitas pessoas ao mesmo tempo. Têm energia e tônus suficientes para "carregar" empresas nas costas oferecendo ambiente agradável, excelência em tudo que fazem, orgulho nas equipes, diferencial no mercado, resultados que surpreendem.

A motivação, a qualidade e a liderança são temas recorrentes nos treinamentos porque dentre os aspectos comportamentais a serem considerados estão entre os mais relevantes. Pode-se dizer que são pré-requisitos para qualquer gestão ideal ou, pelo menos, satisfatória. Maria Christina de Andrade Vieira, empresária, palestrante e escritora, autora de Herança e Cotidiano e Ética: novas crônicas da vida empresarial (2001-2005) (Ambos Ed. Senac-SP).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]