• Carregando...
Campeã  no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná em 2016, a Gazin  também aparece entre as melhores da América Latina. | Divulgação/Gazin
Campeã no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná em 2016, a Gazin também aparece entre as melhores da América Latina.| Foto: Divulgação/Gazin

Seja no Paraná, no Brasil ou nos países vizinhos, as melhores empresas para trabalhar têm algo importante em comum: o foco nas pessoas e no poder do capital humano para o negócio. Neste ano, três empresas paranaenses foram reconhecidas no ranking das melhores empresas para trabalhar na América Latina promovido pelo Great Place to Work (GPTW): Pormade, Gazin e Sicoob Metropolitano.

Leia mais sobre Carreira e Emprego

Melhores empresas para trabalhar na América Latina.VEJA o ranking completo

Quinta colocada no ranking das empresas com mais de 500 colaboradores, a Gazin é figura carimbada no topo do ranking paranaense. Das sete edições do prêmio realizadas pelo Great Place to Work no Paraná, a companhia de Douradina, no Noroeste do estado, levou cinco ouros na categoria grandes empresas, incluindo a última lista de 2016.

A varejista de móveis e eletrodomésticos tem 7.109 colaboradores. Desses, 45% querem permanecer na empresa por conta das oportunidades de crescimento e desenvolvimento oferecida pela Gazin. Outros 36% apontaram fato de a rede proporcionar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores. 

Segundo colocado entre as médias no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná em 2016, o Sicoob Metropolitano , de Maringá, aparece na 14ª posição na lista das melhores da América Latina na categoria de “ 50 até 500 colaboradores”. Neste mesma categoria, na 18ª posição, está a outra paranaense, a Pormade Portas , de União da Vitória, que ficou em terceiro lugar na lista das médias empresas paranaenses com o melhor ambiente de trabalho.

As empresas brasileiras se destacam no ranking América Latina com 45 das 100 melhores empresas para trabalhar. Além das três paranaenses, aparecem na lista nomes como Magazine Luiza, Elektro, Laboratório Sabin, Embraer, Banco Losango, entre outros.

Tratados como pessoas, não como funcionários

Mas, afinal, o que fazem essas empresas com ambientes de trabalho excelentes e alto nível de engajamento dos seus funcionários? O relatório O poder das pessoas , feito pelo GPTW, mostra que os funcionários são tratados como pessoas (e não apenas como um empregado da empresa), os gestores cumprem a sua palavra e há um sentimento de “família” no trabalho. Na prática, a entrega dos funcionários está diretamente associada a existência de equipes cooperativas e bem geridas, segundo a consultoria.

O ranking da América Latina é a prova de que muda o local, a cultura, a forma de fazer, mas a essência é a mesma. São organizações que acreditam e investem em seus funcionários, criando um ambiente para que eles possam se desenvolver.

O Sicoob, por exemplo, organiza eventos para apresentar os estagiários efetivados, homenagear as gestantes e os colaboradores que completam tempo de casa. Uma prática aparentemente simples que evidencia o cuidado e a importância dada aos funcionários. Não à toa, a cooperativa saltou do 6º para o 2º lugar na categoria das médias empresas do Great Place to Work na passagem de 2015 para 2016.

Na Pormade, a preocupação com o bem-estar e o desenvolvimentos dos funcionários é constante dentro e fora da empresa. Além de oferecer academia interna, atividades coletivas e até estimular o desenvolvimento de atividades sociais, a empresa concede de bolsas de estudos para graduação, pós-graduação, línguas. Para desfrutar dos benefícios, os funcionários têm horário flexível.

A lista das melhores da América Latina é dividida em três categorias: Multinacionais (25 empresas); Acima de 500 colaboradores (25 empresas); e 50 a 500 colaboradores (50 empresas).  Para participar do ranking é preciso ter sido premiada na lista nacional de um dos países da América Latina.

Confira a lista completa abaixo:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]