• Carregando...

Um concurso que oferece 148 vagas para quase todos os estados do país, com salário inicial de R$ 21.505, é de encher os olhos de qualquer pessoa. Mas, o desafio não é para qualquer um. No caso da seleção para procurador da República, que acontece todos os anos, as vagas estão sobrando. O problema, em parte, se deve à complexidade do processo seletivo e, também, por falta de preparo dos candidatos, ou seja, há muitos mas poucos conseguem passar no concurso.

Em 2006, por exemplo, foram oferecidas 209 vagas para todo o país, mas apenas 29 candidatos foram aprovados. Para o concurso deste ano, o 24º realizado pela Procuradoria Geral da República, são 148 vagas, distribuídas por 20 estados brasileiros, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo.

A primeira exigência para se inscrever na fase preliminar é ser formado em Direito e comprovar, no mínimo, três anos de prática jurídica.

Segundo a Secretaria do Concurso da Procuradoria Geral da República, a falta de preenchimento das vagas se deve, principalmente, ao grau de dificuldade da prova - um dos maiores entre os concursos do país. O candidato ao cargo de procurador da república terá que cumprir várias etapas: provas objetivas, subjetivas, orais e de títulos. Todas as provas, com exceção da de títulos, são divididas em três grupos. Para passar para etapa seguinte, o candidato precisa acertar 50% em todas as etapas de cada prova.

Independentemente do número de inscritos, a partir deste ano, serão aprovados para a segunda fase 296 candidatos, ou seja, o dobro do total de vagas.

As inscrições preliminares para o concurso foram abertas no dia 5 deste mês e vão até 4 de dezembro e podem ser feitas nas Procuradorias da República nos Estados e no Distrito Federal, bem como nas Procuradorias da República nos Municípios relacionadas no anexo III do edital de abertura do concurso.

É preciso preencher um formulário padronizado e levar o comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser impressa no endereço eletrônico da Procuradoria Geral da República. O valor da taxa de participação é de R$ 140. A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 24 de fevereiro de 2008.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]