Depois de vários estados brasileiros adotarem medidas proibindo a compra de carne do Mato Grosso do Sul, a repercussão internacional da notícia sobre o foco de febre aftosa naquele estado fez com que alguns países anunciassem, também, a suspensão das importações, que devem atingir também o Paraná.
De acordo com o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul, Leôncio de Souza Brito, a Rússia teria suspendido também as importações dos estados que ficam na divisa (São Paulo, Paraná, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso).
O Ministério da Agricultura confirmou nesta terça-feira ter recebido três notificações de embargo à carne brasileira, devido ao foco de febre aftosa detectado no Mato Grosso do Sul. O Paraná passou a fiscalizar a divisa com o Mato Grosso do Sul para evitar a propagação da doença.
Segundo o ministério, Israel, África do Sul e Inglaterra suspenderam a importação, mas não especificou o alcance desse embargo. Não se sabe ainda se houve suspensão apenas do Mato Grosso do Sul, dos estados vizinhos ou se de todo o território brasileiro.
O Ministério da Agricultura da Rússia também informou que a suspensão será aplicada aos animais vivos, a todos os tipos de carne, leite e laticínios, alimentos para animais e equipamentos usados para o abate de pássaros e animais daquele estado brasileiro.
A Rússia, principal destino para a carne bovina e suína do Brasil, com compras equivalentes a US$ 900 milhões entre janeiro e agosto deste ano, já havia informado na segunda-feira que poderia restringir as importações de carne suína e bovina do Mato Grosso do Sul e de territórios, incluindo o Paraguai, já que a cidade onde foi detectado o foco de febre aftosa (Eldorado) está localizado a 45 quilômetros de sua fronteira.
E a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) informou nesta terça-feira que, oficialmente, outros dois países suspenderam as exportações do produto brasileiro em função do foco de febre aftosa no Mato Grosso do Sul: África do Sul e Israel. Esses dois países, no entanto, não são grandes compradores de carne.
Segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul, a Rússia, o maior comprador, já teria embargado as exportações não só no estado, mas de todos os fornecedores que ficam na divisa. O Chile também suspendeu as exportações, segundo a Federação sul-matogrossense.
- Começa abate de animais com febre aftosa no MS
- Rússia suspende importação de carne do Mato Grosso do Sul
- Mais um município de MS sob suspeita
- Pecuarista paranaense é dono de gado infectado
- Paraná fecha divisa com MS para impedir entrada da aftosa
- Confirmado foco de febre aftosa na divisa com o Paraná
Deixe sua opinião