• Carregando...

As vendas reais (faturamento menos inflação) da indústria nacional, na análise dessazonalizada (em que fatores típicos de determinada época do ano não são levados em conta), recuaram 0,47% em setembro, quando comparadas com agosto, informou nesta terça-feira a Confederação Nacional da Indústria (CNI). É o terceiro mês seguido de queda neste tipo de comparação. Comparado com setembro de 2004, as vendas reais recuaram 1,07%.

Segundo os Indicadores Industriais da CNI, a utilização da capacidade instalada em setembro, também na análise dessazonalizada, ficou em média em 80,1%, um percentual abaixo do índice verificado no mês anterior ( 81,9%).

De acordo com a CNI, a atividade industrial está refletindo a alta taxa de juros e a valorização do real frente ao dólar.

Em setembro, ainda na comparação sem influências sazonais, o número de pessoas empregadas na indústria nacional recuou 0,03% em relação a agosto. Já na comparação com setembro de 2004, o levantamento da CNI mostra que esse índice cresceu 2,19%. O lado positivo, avaliou a CNI, é que a massa salarial dos trabalhadores da indústria cresceu 0,43% em setembro, comparado com agosto. Com isso, espera-se que as vendas neste Natal cresçam em relação a 2004, mas não no mesmo ritmo.

- Esse Natal será bom, mas isso não significa que a economia esteja crescendo fortemente - afirmou o coordenador da unidade de política econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]