• Carregando...

O serviço de transmissão de voz pela rede ("Voice over Internet Protocol", Voip, tecnologia usada pelo Skype, por exemplo) deve sair da fase inicial de disseminação e deslanchar como uma opção forte de comunicação nos próximos dois anos. A previsão consta de um relatório da consultoria americana e-Marketer com base em pesquisas de instituições públicas e privadas dos Estados Unidos, país que dita as tendências tecnológicas no mundo ocidental.

A Associação da Indústria de Telecomunicações dos Estados Unidos (TIA, na sigla em inglês) estima que o país passará dos 6,5 milhões de linhas de Voip no ano passado para 9,9 milhões em 2005.

Os números são expressivos, mas ainda pequenos comparados às linhas tradicionais. De acordo com os mais recentes dados da Comissão Federal de Comunicação dos EUA (FCC), havia 181 milhões de linhas convencionais e 174 milhões de linhas móveis no país no fim de 2003.

Portanto, só em 2008, quando a TIA prevê 26 milhões de linhas de Voip nos EUA, o uso do serviço se tornará significativo no país.

Outras pesquisas sobre o assunto divulgadas recentemente confirmam o cenário. Para a Infonetics Research, 24 milhões de usuários residenciais e de pequenos negócios usarão Voip nos Estados Unidos e no Canadá em 2008.

A consultoria estima que os ganhos nessa área devem crescer 18 vezes entre 2004 e 2009 na América do Norte. Só nessa região, as receitas devem passar de US$ 1,24 bilhão em 2004 para US$ 23,4 bilhões em 2009. A pesquisa diz que mais de US$ 62 bilhões vão ser gastos com esses serviços no período.

Uma pesquisa de outro instituto, o JupiterResearch, referente apenas a consumidores residenciais, calcula que o mercado doméstico de Voip passará de 1,2 milhão de usuários em 2004 para 20,4 milhões em 2010. Até lá, a Infonetics acredita que os usuários residenciais respondam por um mercado de US$ 4 bilhões na América do Norte.

O levantamento da Infonetics também diz que um terço dos usuários utilizará o serviço de Voip com equipamentos sem fio ("wireless") em 2007, contra os atuais 10%.

Vonage (32%), Time Warner Cable (25%) e Cablevision (19%) dividiam o mercado americano de Voip no segundo trimestre deste ano junto com empresas menores, cada uma com menos de 3% do bolo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]