• Carregando...

A Positivo anunciou nesta terça-feira (4) a entrada no mercado de celulares e smartphones, após ter lançado e-reader e tablet, "sintonizados com o processo de convergência digital e com a busca de diversificação das fontes de receitas da companhia", segundo comunicado. A empresa não forneceu mais detalhes, afirmando que "retomará oportunamente a divulgação deste tema, em conjunto com o anúncio de sua nova linha de produtos".

Diante do anúncio, as ações da empresa na Bovespa subiam cerca de 14% na manhã desta terça-feira.

Líder do mercado de computadores no Brasil, a Positivo Informática iniciou a diversificação de seus produtos em 2010, quando lançou o e-reader Positivo Alfa. No ano passado, a empresa colocou no mercado o seu primeiro tablet, o Ypy, equipado com o sistema operacional Android.

É provável que os celulares sigam na mesma direção, utilizando o sistema do Google, que é gratuito. Aparelhos com o Windows Phone também poderiam ser uma opção para a empresa, uma vez que a Microsoft vem fazendo um esforço grande para abrir seu produto para as fabricantes, numa tentativa de roubar mercado do Android e do iOS, da Apple, sistema operacional usado em iPhones.

O site especializado em telecomunicações Teletime afirma que a linha de celulares da Positivo contará com quatro aparelhos -- dois smartphones Android e dois celulares mais simples, com sistema operacional proprietário. Todos seriam dual-chip, permitindo o uso de dois chips simultaneamente -- esse tipo de aparelho tem grande aceitação no mercado brasileiro, respondendo por 25% das vendas. Além disso, o site também informa que um dos celulares terá teclado Qwerty e outro contará com receptor de TV. A empresa não confirma essas informações.

Para uma fabricante de PCs, a entrada no mercado de celulares não é uma surpresa. Com a capacidade cada vez maior dos smartphones, há uma clara tendência do consumidor em optar pelos aparelhos móveis para se conectar à internet. Um estudo da consultoria GfK, divulgada em fevereiro, mostrou que em 2010 foram vendidos 1,63 computadores para cada smartphone no Brasil. Essa relação caiu para 1,01 em 2011, e deve finalmente se inverter em 2012.

A Positivo Informática foi procurada para falar do assunto, mas nenhum porta-voz está disponível para entrevista no momento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]