• Carregando...
Fábrica da Positivo, na Cidade Industrial de Curitiba: empresa lança em outubro a segunda versão do e-reader Alfa. | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
Fábrica da Positivo, na Cidade Industrial de Curitiba: empresa lança em outubro a segunda versão do e-reader Alfa.| Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

Presidente do grupo recebe homenagem

O presidente do Grupo Positivo, Oriovisto Guimarães, recebeu ontem em Curitiba o Troféu "Guerreiro do Paraná". A homenagem é concedida pelo Movimento Pró-Paraná desde 2001, e homenageia personalidades do estado que se destacaram em áreas consideradas relevantes para a sociedade paranaense.

Leia matéria completa

A Positivo Informática vai aumentar em cerca de 15% a capacidade produtiva da sua fábrica de computadores instalada na Cidade Industrial de Curitiba. Segundo comunicado enviado ao mercado, a unidade receberá investimentos de cerca de R$ 10 milhões e passará a produzir 380 mil PCs por mês – atualmente a produção mensal é de 330 mil unidades.

A maior parte do investimento será destinado à compra de novas linhas de produção de notebooks, entre outros equipamentos para um novo módulo fabril, que devem estar em funcionamento até o fim do ano. A área construída passará de 39,7 mil metros quadrados para 57,4 mil metros quadrados – abrindo espaço também, segundo o documento, para outras futuras ampliações de capacidade de produção. O documento informa ainda que devem ser contratados novos funcionários para a fábrica, mas não define quantos.

Os executivos da companhia não falaram sobre o assunto ontem, mas, de acordo com o documento, o investimento já estava nos planos da companhia e se concretizou agora pela "sólida conjuntura do mercado de PCs brasileiro e as suas boas perspectivas, especialmente no mercado de varejo". "Os investimentos refletem a confiança da companhia no fortalecimento da indústria de computadores", diz o comunicado.

A expectativa da consultoria IDC, divulgada pela própria Positivo Informática, é de que o mercado de computadores cresça cerca de 16,2% ao ano, entre 2010 e 2014.

Tablet

A Positivo Informática prepara para outubro o lançamento da segunda versão do seu leitor digital Alfa – que terá acesso à internet sem fio. O preço deve ser semelhante ao modelo vendido hoje, ou seja, R$ 700. Segundo informação divulgada ontem pelo jornal Folha de S.Paulo, a empresa estaria preparando também o lançamento de um tablet em 2011 – nos moldes do iPad, fabricado pela Apple. Ainda de acordo com o jornal, a Positivo quer investir em conteúdo, e por isso estuda a integração com a companhia NetMovies, de locação de filmes on-line, e a iMusica, ambas controladas pela holding Ideiasnet. A empresa, no entanto, não confirma as informações.

Na conferência realizada na semana passada com acionistas, em ocasião da divulgação dos resultados do primeiro semestre, o presidente da Positivo Informática, Hélio Rotenberg, disse que a empresa entrou, e não pretende sair, do segmento de e-readers e tablets. Ele iniciou a conversa dizendo que acredita que a linha Alfa ainda vai dar "muitas alegrias".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]